A ARTE AFRO-BRASILEIRA ALÉM DA ORIGEM ÉTNICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89815 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3156 "inscrito_id" => 15206 "titulo" => "A ARTE AFRO-BRASILEIRA ALÉM DA ORIGEM ÉTNICA" "resumo" => "Ao longo da história da sociedade brasileira, a contribuição dos artistas negros foi negligenciada, onde omitiram nossas heranças artísticas. A sociedade brasileira é formada por influências e contribuições de vários povos ao longo da história, sobretudo indígena, europeia e africana. Entre esses, os povos africanos traficados para o Brasil, devido às circunstâncias da escravidão, foram forçados a adaptações para que suas práticas e representações artísticas sobrevivessem. Essa herança artística africana diante da diversidade e pluralidade brasileira representou o desenvolvimento de uma arte afro-brasileira, baseada nas manifestações culturais, na história, costumes, crenças e filosofia africana. A arte afro-brasileira retoma a estética e as manifestações africanas, bem como a representação de cenários socioculturais do negro no Brasil, dos costumes, das crenças e lutas sociais. Assim, a arte afro-brasileira pode ser entendida a partir da representatividade e expressividade em um campo de questões sociais, delineada pelas especificidades da cultura brasileira. Assim, esse trabalho tem como objetivo realizar um levantamento conceitual sobre a presença do artista afro-descendente na história da arte brasileira através de uma pesquisa bibliográfica de materiais publicados sobre a temática. Nesse sentido, a arte afro-brasileira se potencializou e se firmou a partir da criticidade social, bem como a percepção de mundo e de pertencimento, destacando a criatividade e técnica do negro. É possível entender a arte afro-brasileira a partir da representatividade e expressividade em um campo de questões sociais, delineada pelas especificidades da cultura brasileira. A pesquisa faz uma reflexão essencial a partir da importância da arte afro-brasileira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15206_TB3156_10082022191330.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLISON LIMA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "KELLISON" "autor_email" => "kellisoncavalcante@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89815 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3156 "inscrito_id" => 15206 "titulo" => "A ARTE AFRO-BRASILEIRA ALÉM DA ORIGEM ÉTNICA" "resumo" => "Ao longo da história da sociedade brasileira, a contribuição dos artistas negros foi negligenciada, onde omitiram nossas heranças artísticas. A sociedade brasileira é formada por influências e contribuições de vários povos ao longo da história, sobretudo indígena, europeia e africana. Entre esses, os povos africanos traficados para o Brasil, devido às circunstâncias da escravidão, foram forçados a adaptações para que suas práticas e representações artísticas sobrevivessem. Essa herança artística africana diante da diversidade e pluralidade brasileira representou o desenvolvimento de uma arte afro-brasileira, baseada nas manifestações culturais, na história, costumes, crenças e filosofia africana. A arte afro-brasileira retoma a estética e as manifestações africanas, bem como a representação de cenários socioculturais do negro no Brasil, dos costumes, das crenças e lutas sociais. Assim, a arte afro-brasileira pode ser entendida a partir da representatividade e expressividade em um campo de questões sociais, delineada pelas especificidades da cultura brasileira. Assim, esse trabalho tem como objetivo realizar um levantamento conceitual sobre a presença do artista afro-descendente na história da arte brasileira através de uma pesquisa bibliográfica de materiais publicados sobre a temática. Nesse sentido, a arte afro-brasileira se potencializou e se firmou a partir da criticidade social, bem como a percepção de mundo e de pertencimento, destacando a criatividade e técnica do negro. É possível entender a arte afro-brasileira a partir da representatividade e expressividade em um campo de questões sociais, delineada pelas especificidades da cultura brasileira. A pesquisa faz uma reflexão essencial a partir da importância da arte afro-brasileira." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15206_TB3156_10082022191330.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KELLISON LIMA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "KELLISON" "autor_email" => "kellisoncavalcante@hotmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }