O USO DA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM ENTRE PARES NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE SOCIOEMOCIONAL, RESPONSABILIDADE E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89577 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2879 "inscrito_id" => 15094 "titulo" => "O USO DA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM ENTRE PARES NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE SOCIOEMOCIONAL, RESPONSABILIDADE E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma experiência pedagógica de uso da metodologia ativa de aprendizagem entre pares na aula de Educação Socioemocional para desenvolver a Responsabilidade e a Cidadania. Essas competências contribuem para que a criança e o jovem desenvolvam a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável. A experiência aqui relatada foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada no município de Paraipaba, Ceará, totalizando 46 alunos. A abordagem pedagógica teve como objetivo desenvolver junto às turmas aspectos relacionados ao gerenciamento da capacidade de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). Assim, observou-se, por meio da metodologia ativa aprendizagem entre pares, o desenvolvimento das capacidades: incorporação de direitos, tomada de decisões, ponderação sobre consequências, análise e incorporação de valores próprios, postura ética e soluções de problemas ambíguos e complexos. A metodologia utilizada foi organizada em sete etapas: planejamento da tarefa e definição do tema “Desafios sociais: em colapso o planeta gira”; preparação da turma através de roda de conversa e apresentação prévia sobre o tema; aplicação do teste inicial com feedbacks sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação ao tema; apresentação de situações reais sobre o tema; divisão de pares e distribuição de material complementar para leitura e discussão em pares; apresentação pelos pares dos registros levantados; e aplicação do teste avaliativo. Concluímos que a metodologia escolhida foi relevante na opinião dos alunos e no desenvolvimento da Responsabilidade e Cidadania, sendo eficiente na construção do aprendizado e desenvolvimento do senso crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15094_TB2879_27112022143150.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIELLE MEIRE RAMOS TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "RANIELLE" "autor_email" => "ranimeire@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89577 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2879 "inscrito_id" => 15094 "titulo" => "O USO DA METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM ENTRE PARES NO DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE SOCIOEMOCIONAL, RESPONSABILIDADE E CIDADANIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA" "resumo" => "O presente trabalho apresenta uma experiência pedagógica de uso da metodologia ativa de aprendizagem entre pares na aula de Educação Socioemocional para desenvolver a Responsabilidade e a Cidadania. Essas competências contribuem para que a criança e o jovem desenvolvam a consciência de que eles podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável. A experiência aqui relatada foi desenvolvida com duas turmas de 2º ano do Ensino Médio de uma escola privada no município de Paraipaba, Ceará, totalizando 46 alunos. A abordagem pedagógica teve como objetivo desenvolver junto às turmas aspectos relacionados ao gerenciamento da capacidade de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (2018). Assim, observou-se, por meio da metodologia ativa aprendizagem entre pares, o desenvolvimento das capacidades: incorporação de direitos, tomada de decisões, ponderação sobre consequências, análise e incorporação de valores próprios, postura ética e soluções de problemas ambíguos e complexos. A metodologia utilizada foi organizada em sete etapas: planejamento da tarefa e definição do tema “Desafios sociais: em colapso o planeta gira”; preparação da turma através de roda de conversa e apresentação prévia sobre o tema; aplicação do teste inicial com feedbacks sobre o conhecimento prévio dos alunos em relação ao tema; apresentação de situações reais sobre o tema; divisão de pares e distribuição de material complementar para leitura e discussão em pares; apresentação pelos pares dos registros levantados; e aplicação do teste avaliativo. Concluímos que a metodologia escolhida foi relevante na opinião dos alunos e no desenvolvimento da Responsabilidade e Cidadania, sendo eficiente na construção do aprendizado e desenvolvimento do senso crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15094_TB2879_27112022143150.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIELLE MEIRE RAMOS TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "RANIELLE" "autor_email" => "ranimeire@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }