CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA UMA “UNIVERSIDADE OUTRA” COM BASE NAS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO POPULAR
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Contudo, a História do Ensino Superior neste contexto, evidencia que os movimentos de aproximação entre a universidade e as comunidades se efetivam posteriormente às ações do ensino e da pesquisa nas Instituições de Ensino Superior (IES) (MAZZILLI, 2011). Um fenômeno que diz respeito tanto aos modos de elaborar conhecimento, quanto na formalização e garantia da Extensão nos projetos institucionais e nas políticas públicas da educação. Com a chegada próxima ao prazo de implementação da extensão na matriz curricular, garantindo um espaço formativo na graduação (BRASIL, 2018), as IES vêm se organizando para garantir sua efetividade. Diante disso, o estudo objetiva evidenciar a relevância da Curricularização da Extensão como caminho de mudança na produção do conhecimento na Universidade Pública brasileira e na formação inicial ao estreitar as relações com as comunidades, baseado na perspectiva da Educação Popular e suas experiências desde a América Latina. 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