DIDÁTICA E FUNÇÃO DA IMAGEM: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ENSINO E A ARTE CONTEMPORÂNEA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88284 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 449 "inscrito_id" => 11566 "titulo" => "DIDÁTICA E FUNÇÃO DA IMAGEM: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ENSINO E A ARTE CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "Este trabalho propõe uma interlocução entre Didática e arte contemporânea brasileira. A configuração moderna de Didática, estabelecida por Comenius no século VII, atribuí um caráter meramente explicativo e ilustrativo para as imagens, usualmente trabalhado na educação. A Didática utiliza imagens como recurso explicativo e facilitador do processo de ensino. As imagens produzidas pela arte contemporânea promovem uma expansão da compreensão do mundo, sem com isso tornarem o espectador refém de uma lógica explicativa. Essa aproximação entre Didática e a autonomia das imagens estimularia outros possíveis usos das imagens no campo do ensino. Tal interlocução da Didática com a arte em torno do papel ou função da imagem, seria algo bastante frutífero para o aprimoramento de perspectivas relativas aos processos de ensino no campo da Didática, especialmente na formação de professores de artes. Posto isso, a questão central a ser trabalhada neste projeto consiste na seguinte proposição: de que modo a Didática poderia abarcar em seu processo de ensino outros usos e funções para as imagens distintos do modelo lógico-explicativo? Em direção as possíveis respostas, podemos recorrer ao conceito artístico de impregnação em Cildo Meireles emprestando para a educação. Ao invés de anunciar verdades ao espectador, inventar situações ou ainda produzir experiências inéditas mediadas e estimuladas pela arte. Lançaremos mão de uma orientação metodológica do tipo qualitativa, interessada em analisar o objeto imagem dentro do campo da Didática, mas aberto às contribuições da imagem-arte, incorporando naquela elementos imagéticos não necessariamente reféns da objetividade, clareza e obviedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11566_TB449_09092022194844.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FIGUEIRAS ALVES" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielfigalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88284 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 449 "inscrito_id" => 11566 "titulo" => "DIDÁTICA E FUNÇÃO DA IMAGEM: UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE O ENSINO E A ARTE CONTEMPORÂNEA" "resumo" => "Este trabalho propõe uma interlocução entre Didática e arte contemporânea brasileira. A configuração moderna de Didática, estabelecida por Comenius no século VII, atribuí um caráter meramente explicativo e ilustrativo para as imagens, usualmente trabalhado na educação. A Didática utiliza imagens como recurso explicativo e facilitador do processo de ensino. As imagens produzidas pela arte contemporânea promovem uma expansão da compreensão do mundo, sem com isso tornarem o espectador refém de uma lógica explicativa. Essa aproximação entre Didática e a autonomia das imagens estimularia outros possíveis usos das imagens no campo do ensino. Tal interlocução da Didática com a arte em torno do papel ou função da imagem, seria algo bastante frutífero para o aprimoramento de perspectivas relativas aos processos de ensino no campo da Didática, especialmente na formação de professores de artes. Posto isso, a questão central a ser trabalhada neste projeto consiste na seguinte proposição: de que modo a Didática poderia abarcar em seu processo de ensino outros usos e funções para as imagens distintos do modelo lógico-explicativo? Em direção as possíveis respostas, podemos recorrer ao conceito artístico de impregnação em Cildo Meireles emprestando para a educação. Ao invés de anunciar verdades ao espectador, inventar situações ou ainda produzir experiências inéditas mediadas e estimuladas pela arte. Lançaremos mão de uma orientação metodológica do tipo qualitativa, interessada em analisar o objeto imagem dentro do campo da Didática, mas aberto às contribuições da imagem-arte, incorporando naquela elementos imagéticos não necessariamente reféns da objetividade, clareza e obviedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11566_TB449_09092022194844.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL FIGUEIRAS ALVES" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielfigalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }