A educação emocional é necessária para o processo de empoderamento de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O presente trabalho tem o objetivo de demonstrar como o conhecimento das emoções primárias e técnicas de enfrentamento contribui para o processo de empoderamento das crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O estudo foi realizado através de pesquisa qualitativa com investigação de campo e o instrumento utilizado para a produção de dados foi a observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram quatorze crianças com idade entre sete e onze anos e o campo de estudo foi a Associação Casinha da Criança Menino Jesus, no município de Una, no estado da Bahia. Após a análise desses dados chega-se à conclusão que à medida que as crianças identificam as emoções e as suas mutações, se posicionam assertivamente diante das adversidades da vida e se conscientizam da realidade e das injustiças que são submetidas, sendo favorecido o empoderamento individual e o coletivo, de modo que identificam e se unem aos indivíduos que sofrem circunstâncias semelhantes, ganhando voz e reivindicando ao Estado os direitos que lhes foram negados.