COSTA, Sirleide. A neurociência e a formação inicial dos (a)s educadores (a)s.. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91007>. Acesso em: 22/11/2024 17:13
Este artigo tratasse de uma pesquisa com abordagem qualitativa que parte da compreensão da importância da neurociência na educação, abordando de forma sistematizada o processo que ocorrem a aprendizagem. Tem por finalidade investigar como a neurociência se estabeleceu na educação, pontuar a importância da neurociência no processo de aprendizagem, identificar como está sendo o processo de formação de professores (a)s através da matriz curricular da Universidade de Pernambuco. Apesar de termos conhecimentos que para chegarmos em uma aprendizagem significativa necessitamos de um diálogo constante com fatores sociais e pedagógicos, é necessário a inclusão de mais um fato denominado neurociência, porém, um ponto a ser debatido nesta pesquisa é como está sendo o processo formativo inicial interligado a neurociência na educação. A formação inicial de educadores (a)s é um dos temas mais debatidos nas universidades, e publicados resultados de pesquisas através de artigos por profissionais de educação. Todavia, pouco é visto falar por esses profissionais sobre a neurociência em seu campo de atuação. Através desse estudo, observamos que a universidade pesquisada, falha em questões de disciplinas que abordem a neurociência. Por essa razão, o tema se torna relevante e propício para mais pesquisas elevando cada vez mais sua importância através de pesquisas.