Este artigo tem por objetivo compartilhar um recorte de um projeto de leitura e escrita literárias de contos desenvolvido com alunos do 9º ano de uma escola pública do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES. No decorrer do ano letivo, foram trabalhados os contos de humor, contos de mistério/policial e contos de terror com o auxílio de uma plataforma de produção textual: a Plataforma Letrus. Nessa perspectiva, o recorte é sobre o trabalho com os contos de mistério/policial. Dessa forma, minha intenção é mostrar estratégias de leitura e escrita diferenciadas para possibilitar ao aluno uma leitura significativa e trabalhar competências e habilidades de leitura cobradas pela Matriz de Referência de Língua Portuguesa da Prova Brasil/SAEB, e também trabalhar competências de produção textual e repertório. Os alunos são convidados a analisar contos de mistério/policial observando estratégias narrativas e explorando o exercício de levantar hipóteses. A metodologia adotada foi a elaboração e aplicação de uma sequência didática e o resultado foi a produção de contos de mistério/policial que foram avaliados pelos corretores da Plataforma Letrus e o melhores contos foram premiados em um Concurso Literário promovido pela escola. A constituição dessa proposta se embasou nos estudos de Tzvetan Todorov, “Introdução à Literatura Fantástica”, “Tipologia do romance policial” e “A Estrutura Narrativa”.