INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJAI
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88320 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 8075 "titulo" => "INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJAI" "resumo" => "A Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que tem por objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas sem idade escolar e sem oportunidade. Quanto a iniciação à docência é uma etapa de grande importância, sendo ela indispensável no que diz respeito ao processo constante de aprender a ser professor. As temáticas são relevantes para o campo educacional, o que justifica o desenvolvimento de estudos como este. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a iniciação a docência na EJAI. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa com uma aproximação com a perspectiva da pesquisa narrativa (auto) biográfica, pois concebe um relato de experiência da inciacão a docência vivida pelo autor na EJAI na Escola Municipal Vitor Costa no povoado Vargem Grande na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Apresenta um referencial teórico com concepções de formação inical, iniciação a docência, bem como aspectos importantes sobre a EJAI. Nos resultados e discussões apresenta o relato do autor sobre a sua iniciação a docência na EJAI seguido das suas compreenções e sentidos acerca da experiência vivida nesta modalidade de ensino. Conclue que à docência na EJAI faz com que os professores, sobretudo, os iniciantes sintam a necessidade de sempre melhorar buscando o aperfeiçoamento e aprimoramento para uma formação continuada de qualidade, uma vez que somente com uma boa qualificação será possível contribuir com a formação daqueles que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8075_TB511_26072022112125.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL SOUSA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "sousasamuel6863@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88320 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 511 "inscrito_id" => 8075 "titulo" => "INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EJAI" "resumo" => "A Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que tem por objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas sem idade escolar e sem oportunidade. Quanto a iniciação à docência é uma etapa de grande importância, sendo ela indispensável no que diz respeito ao processo constante de aprender a ser professor. As temáticas são relevantes para o campo educacional, o que justifica o desenvolvimento de estudos como este. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a iniciação a docência na EJAI. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa com uma aproximação com a perspectiva da pesquisa narrativa (auto) biográfica, pois concebe um relato de experiência da inciacão a docência vivida pelo autor na EJAI na Escola Municipal Vitor Costa no povoado Vargem Grande na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Apresenta um referencial teórico com concepções de formação inical, iniciação a docência, bem como aspectos importantes sobre a EJAI. Nos resultados e discussões apresenta o relato do autor sobre a sua iniciação a docência na EJAI seguido das suas compreenções e sentidos acerca da experiência vivida nesta modalidade de ensino. Conclue que à docência na EJAI faz com que os professores, sobretudo, os iniciantes sintam a necessidade de sempre melhorar buscando o aperfeiçoamento e aprimoramento para uma formação continuada de qualidade, uma vez que somente com uma boa qualificação será possível contribuir com a formação daqueles que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8075_TB511_26072022112125.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL SOUSA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL" "autor_email" => "sousasamuel6863@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }