HORTA ESCOLAR: UM MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8836 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 3808 "titulo" => "HORTA ESCOLAR: UM MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "resumo" => "O cuidado com o meio ambiente está ganhando cada vez mais repercussão, devido as consequências da ação do homem ao meio, com isso as atenções estão voltadas a tudo que atinge direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta. Nessa perspectiva, a escola se torna um dos espaços mais propícios para se trabalhar essa temática pelo fato de que a mesma é uma dos responsáveis pelos processos de conscientização e formação de cidadãos. Um número crescente de educadores tem refletido em busca de mecanismos para cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente em si. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Diante disso, objetiva-se com esse trabalho gerar uma sensibilização e conscientização nos alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente e da importância de consumir alimentos saudáveis. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças com faixa etária entre 2 e 6 anos, pertencentes a um programa educacional que visa oferecer-lhes ensino pré-escolar, ou seja, o público está dividido em três séries: Maternal, Pré 1 e Pré 2, em um total de 22 crianças. A metodologia adotada baseia-se principalmente na construção de uma horta escolar, que devido ao pequeno espaço disponível na escola, será suspensa, utilizando garrafas Pet’s, promovendo a reutilização das mesmas, evitando que estas sejam descartadas em lugares inadequadas, provocando poluição. São abordadas em sala de aula, temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e sobre uma alimentação mais saudável, incluindo hortaliças, as quais proporcionam à criança uma alimentação nutritiva e ambientalmente sustentável, reforçando assim a importância da construção e da manutenção da horta, onde estas crianças terão a oportunidade de aprender na prática não só como implantar, mas também como realizar a manutenção da horta, tomando os devidos cuidados como evitando desperdiçar água ao regar as plantas, reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o meio, como por exemplo, as garrafas pet”s, bem como acompanhar e entender o desenvolvimento dessas hortaliças e da sua importância na alimentação diária. Nas aulas sobre uma boa alimentação foram elaboradas saladas de frutas, saladas verdes e sucos naturais, juntamente com os alunos.. O projeto está em andamento e a horta ainda não foi construída, mas pode-se notar que os alunos foram bastante receptivos nas aulas realizadas e tem se apresentado bastante participativos em todas as atividades propostas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, INSTRUMENTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_11_2014_14_40_39_idinscrito_3808_f5c64d8848193272bbad9197ffb7db8d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS" "autor_email" => "vanessa.educ25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8836 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1125 "inscrito_id" => 3808 "titulo" => "HORTA ESCOLAR: UM MEIO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA AS QUESTÕES AMBIENTAIS E PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "resumo" => "O cuidado com o meio ambiente está ganhando cada vez mais repercussão, devido as consequências da ação do homem ao meio, com isso as atenções estão voltadas a tudo que atinge direta ou indiretamente a biodiversidade do Planeta. Nessa perspectiva, a escola se torna um dos espaços mais propícios para se trabalhar essa temática pelo fato de que a mesma é uma dos responsáveis pelos processos de conscientização e formação de cidadãos. Um número crescente de educadores tem refletido em busca de mecanismos para cumprir o importante papel de desenvolver o comprometimento das crianças com o cuidado do ambiente em si. Neste contexto, o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Diante disso, objetiva-se com esse trabalho gerar uma sensibilização e conscientização nos alunos em relação ao cuidado com o meio ambiente e da importância de consumir alimentos saudáveis. O trabalho está sendo desenvolvido com crianças com faixa etária entre 2 e 6 anos, pertencentes a um programa educacional que visa oferecer-lhes ensino pré-escolar, ou seja, o público está dividido em três séries: Maternal, Pré 1 e Pré 2, em um total de 22 crianças. A metodologia adotada baseia-se principalmente na construção de uma horta escolar, que devido ao pequeno espaço disponível na escola, será suspensa, utilizando garrafas Pet’s, promovendo a reutilização das mesmas, evitando que estas sejam descartadas em lugares inadequadas, provocando poluição. São abordadas em sala de aula, temáticas relacionadas ao cuidado com o meio ambiente e sobre uma alimentação mais saudável, incluindo hortaliças, as quais proporcionam à criança uma alimentação nutritiva e ambientalmente sustentável, reforçando assim a importância da construção e da manutenção da horta, onde estas crianças terão a oportunidade de aprender na prática não só como implantar, mas também como realizar a manutenção da horta, tomando os devidos cuidados como evitando desperdiçar água ao regar as plantas, reutilizar materiais que poderiam estar poluindo o meio, como por exemplo, as garrafas pet”s, bem como acompanhar e entender o desenvolvimento dessas hortaliças e da sua importância na alimentação diária. Nas aulas sobre uma boa alimentação foram elaboradas saladas de frutas, saladas verdes e sucos naturais, juntamente com os alunos.. O projeto está em andamento e a horta ainda não foi construída, mas pode-se notar que os alunos foram bastante receptivos nas aulas realizadas e tem se apresentado bastante participativos em todas as atividades propostas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, INSTRUMENTO EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO INFANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_08_11_2014_14_40_39_idinscrito_3808_f5c64d8848193272bbad9197ffb7db8d.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VANESSA SANTOS" "autor_email" => "vanessa.educ25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }