O documento orientador da educação, Base Nacional Comum Curricular (2018), entende que um dos objetivos das aulas de Língua Portuguesa é trabalhar com as diferentes práticas de linguagens. Hodiernamente, os textos e gêneros que constituem essas práticas estão cada vez mais compostos por vários modos, além de circundarem ambientes digitais. À vista disso, o eixo da oralidade deve ser trabalhado na aula de língua materna e corresponde às práticas de linguagem que ocorrem em situações orais. Uma das ferramentas que atua como estratégia para o desenvolvimento de habilidades e competências orais é a playlist comentada. Este trabalho pretende apresentar uma prática pedagógica em turmas do Ensino Médio em que utilizamos a playlist comentada como uma estratégia para o desenvolvimento do eixo da oralidade, buscando, através dos usos sociais da escuta e da fala, valorizar a cultura nordestina e denunciar problemas sociais típicos da comunidade. A intervenção foi realizada numa escola estadual da zona rural de Caraúbas, em cinco turmas do Ensino Médio, sendo três turmas da 1ª série e duas turmas da 2ª série. Os Resultados das experiências do Programa de Residência Pedagógica demonstraram uma maior desinibição dos alunos nas práticas orais, conhecendo as propriedades do texto falado, além de valorizar os ritmos das canções que permeiam sua cultura, entendendo as denúncias relativas aos problemas sociais da seca presentes nos versos das músicas, tornando o aluno um cidadão crítico e reflexivo que sabe agir através das práticas de linguagens, incluindo a oralidade.