Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA METODOLOGIA DE ENSINO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89412
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2691
    "inscrito_id" => 14764
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA METODOLOGIA DE ENSINO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA."
    "resumo" => "Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa que tem por objetivo compreender como as Avaliações externas influenciam na metodologia de ensino dos professores de matemática da rede pública, uma vez que ela vem sendo uma ferramenta para ajudar a avaliar as práticas pedagógicas das escolas e seus resultados, que servem de instrumentos para refletir sobre essas práticas. Motivado, em parte, pela vivencia no dia a dia com essas avaliações e como outros professores vem lidando, uma vez que a busca pelos bons resultados se tornou um grande desafio para comunidade escolar e principalmente para o professor, pois estes precisam identificar as dificuldades e estabelecer estratégias pedagógicas para a obtenção de bons resultados, onde acabam sendo muito pressionados para aumentar os índices da escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, visto que esse tipo de pesquisa pretende aprofundar a compreensão dos fenómenos que investiga a partir de uma análise rigorosa e criteriosa das informações. A produção dos dados foi realizada mediante questionários a professores de matemática da rede pública e análise de diários. Constatou-se através desta pesquisa que os professores reconhecem a importância das avaliações externas, mas ficou evidente ainda, que essas provas vêm interferindo na autonomia dos professores que sofrem grande influência na metodologia de suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14764_TB2691_28112022210817.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA ILZE XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "Mayra Xavier"
    "autor_email" => "mayrailze@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89412
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2691
    "inscrito_id" => 14764
    "titulo" => "A INFLUÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS NA METODOLOGIA DE ENSINO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA."
    "resumo" => "Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa que tem por objetivo compreender como as Avaliações externas influenciam na metodologia de ensino dos professores de matemática da rede pública, uma vez que ela vem sendo uma ferramenta para ajudar a avaliar as práticas pedagógicas das escolas e seus resultados, que servem de instrumentos para refletir sobre essas práticas. Motivado, em parte, pela vivencia no dia a dia com essas avaliações e como outros professores vem lidando, uma vez que a busca pelos bons resultados se tornou um grande desafio para comunidade escolar e principalmente para o professor, pois estes precisam identificar as dificuldades e estabelecer estratégias pedagógicas para a obtenção de bons resultados, onde acabam sendo muito pressionados para aumentar os índices da escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, visto que esse tipo de pesquisa pretende aprofundar a compreensão dos fenómenos que investiga a partir de uma análise rigorosa e criteriosa das informações. A produção dos dados foi realizada mediante questionários a professores de matemática da rede pública e análise de diários. Constatou-se através desta pesquisa que os professores reconhecem a importância das avaliações externas, mas ficou evidente ainda, que essas provas vêm interferindo na autonomia dos professores que sofrem grande influência na metodologia de suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14764_TB2691_28112022210817.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYRA ILZE XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "Mayra Xavier"
    "autor_email" => "mayrailze@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa que tem por objetivo compreender como as Avaliações externas influenciam na metodologia de ensino dos professores de matemática da rede pública, uma vez que ela vem sendo uma ferramenta para ajudar a avaliar as práticas pedagógicas das escolas e seus resultados, que servem de instrumentos para refletir sobre essas práticas. Motivado, em parte, pela vivencia no dia a dia com essas avaliações e como outros professores vem lidando, uma vez que a busca pelos bons resultados se tornou um grande desafio para comunidade escolar e principalmente para o professor, pois estes precisam identificar as dificuldades e estabelecer estratégias pedagógicas para a obtenção de bons resultados, onde acabam sendo muito pressionados para aumentar os índices da escola. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa qualitativa, visto que esse tipo de pesquisa pretende aprofundar a compreensão dos fenómenos que investiga a partir de uma análise rigorosa e criteriosa das informações. A produção dos dados foi realizada mediante questionários a professores de matemática da rede pública e análise de diários. Constatou-se através desta pesquisa que os professores reconhecem a importância das avaliações externas, mas ficou evidente ainda, que essas provas vêm interferindo na autonomia dos professores que sofrem grande influência na metodologia de suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.