O Ensino de Ciências possui um grande potencial para desenvolver a curiosidade e criatividade de alunos das mais diversas idades e níveis escolares. Diante da imensidade de conteúdos propiciados pela disciplina, as possibilidades metodológicas e práticas devem ser exploradas e aprimoradas pelos professores de Ciências, de maneira a propiciar o Ensino mais lúdico e próximo de experiências do cotidiano, para potencializar a aprendizagem. A partir disso, este estudo tem como objetivo analisar uma intervenção pedagógica prática, aplicada à disciplina de Ciências de duas turmas dos anos finais do Ensino Fundamental, para desenvolvimento do conteúdo de fisiologia vegetal. A intervenção consistiu no desenvolvimento dos conteúdos em uma das turmas a partir de uma aula expositiva, teórica e na outra turma, através de uma abordagem prática práticas, na qual os alunos montaram seu próprio terrário fechado, com materiais simples para plantio de sementes de girassol. Posteriormente às abordagens teóricas e práticas, foram aplicados questionários sobre o conteúdo. Partindo da análise das respostas e da avaliação da assimilação dos conteúdos aplicados, pôde-se concluir que a abordagem prática resultou na assimilação mais eficiente dos conteúdos e na conspícua manifestação de maior interesse dos alunos diante da aula e do tema elaborado, ressaltando a importância e potencialidade das aulas práticas no Ensino de Ciências.