A pandemia do Coronavírus acelerou de forma inesperada o uso dos recursos tecnológicos em todas as esferas da vida humana, e sobretudo, no campo educacional. Por esse motivo, este artigo pretende refletir sobre as competências digitais necessárias aos docentes para integrar a tecnologia às suas aulas, analisando o cotidiano escolar, percebendo a necessidade de formação continuada atrelada ao uso competente e responsável das tecnologias digitais pelos educadores, as quais possibilitam aprendizagens através de práticas inovadoras. Ensinar e aprender através do uso das tecnologias, requer dos professores um conjunto de conhecimentos que definimos neste estudo como competências digitais. Encontramos na literatura várias definições para o termo “competências digitais”, para essa pesquisa nos deteremos a definição de Ferrari. O referido autor abrange sistematicamente os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o uso das tecnologias nas diversas práticas sociais de forma crítica, reflexiva e criativa. Para tanto, este trabalho utilizou como método de pesquisa o estudo bibliográfico e documental. Nesse sentido, dialogamos com o que versa a BNCC e a UNESCO no tocante a cultura digital nas escolas, como também comunga com o pensamento de outros autores referendados no estudo. Os resultados se mostram relevantes visto que, sinalizam para a compreensão da necessidade de os docentes desenvolverem e/ou ampliarem suas competências digitais, contribuindo assim, para o aprimoramento de uma prática pedagógica mediada pelas tecnologias digitais.