A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90077 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3477 "inscrito_id" => 12930 "titulo" => "A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA" "resumo" => "Com o avanço da modernidade, as infâncias perdem em valor para um modelo de sociedade destinado à aquisição de conhecimentos básicos para a prática da produção e do consumo de bens e serviços. A busca pelo desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica estimulada pela consciência histórica e pela dimensão espacial dá lugar à visão pragmática da realidade. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a visão de infância presente na nova Base Nacional Comum Curricular à luz da Sociologia da Infância. A metodologia utilizada para o seu alcance foi a pesquisa documental. Os resultados revelam que a visão de infância presente nesse novo documento referência apresenta recomendações a um total controle disciplinar do tempo da criança, dentro e fora da sala de aula. Diverge, assim, dos propósitos de uma educação atenta às especificidades culturais da infância, onde a relação entre pares é entendida como importante meio de trocas simbólicas e reais de informação e de aprendizagem social. As novas diretrizes para educação escolar brasileira partem, portanto, de concepções de criança cada vez mais distanciadas das observações feitas em estudos sociológicos contemporâneos acera dela. A expectativa é de que esses resultados fomentem novas discussões sobre a importância da valorização das culturas de infância e possam servir para fundamentar documentos normativos direcionados à Educação Infantil brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12930_TB3477_05122022113950.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanna.oliveira21@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90077 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3477 "inscrito_id" => 12930 "titulo" => "A CRIANÇA E A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR BRASILEIRA" "resumo" => "Com o avanço da modernidade, as infâncias perdem em valor para um modelo de sociedade destinado à aquisição de conhecimentos básicos para a prática da produção e do consumo de bens e serviços. A busca pelo desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica estimulada pela consciência histórica e pela dimensão espacial dá lugar à visão pragmática da realidade. A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a visão de infância presente na nova Base Nacional Comum Curricular à luz da Sociologia da Infância. A metodologia utilizada para o seu alcance foi a pesquisa documental. Os resultados revelam que a visão de infância presente nesse novo documento referência apresenta recomendações a um total controle disciplinar do tempo da criança, dentro e fora da sala de aula. Diverge, assim, dos propósitos de uma educação atenta às especificidades culturais da infância, onde a relação entre pares é entendida como importante meio de trocas simbólicas e reais de informação e de aprendizagem social. As novas diretrizes para educação escolar brasileira partem, portanto, de concepções de criança cada vez mais distanciadas das observações feitas em estudos sociológicos contemporâneos acera dela. A expectativa é de que esses resultados fomentem novas discussões sobre a importância da valorização das culturas de infância e possam servir para fundamentar documentos normativos direcionados à Educação Infantil brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12930_TB3477_05122022113950.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vanna.oliveira21@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }