Nesse artigo, buscou-se verificar de que maneira a utilização do Arduino contribui no processo aprendizagem dos alunos que participam nos laboratórios móveis do projeto Academia STEM (Science, Technology, Engineering and Math ou Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Nas aulas oferecidas pelo projeto, é utilizado o Arduino como recurso educacional para o ensino introdutório de conceitos sobre Robótica, Indústria 4.0, internet das coisas e tecnologias digitais para estudantes do Ensino Médio das Escolas públicas na cidade de Manaus/AM. Além disso, o Arduino é uma ferramenta que auxilia na criação de atividades práticas que estimulam a participação direta do aluno, pois os estudantes de maneira colaborativa, tem a oportunidade de aprender, analisar e produzir soluções para desafios propostos durante as aulas ministradas sobre a utilização da plataforma e sua aplicabilidade, estimulando também o raciocínio lógico dos estudantes. Uma vez que, o Arduíno tem características que possibilitam essa experiência, sendo elas: seu baixo custo e facilidade de utilização, tanto na parte de software que envolve ensino básico de programação, quanto na parte de hardware possibilitando a criação de circuitos eletrônicos simples, porém, poderosos para aprendizagem de conceitos matemáticos e físicos que são ensinados em sala de aula nas instituições escolares, todavia, não são compreendidos de maneira clara e prática. Essa experiência que é oferecida pelo projeto Academia STEM, é absorvida e avaliada positivamente pelos alunos participantes. Dado que, os principais resultados encontrados demonstram que: As aulas despertaram nos alunos interesse pela área; Percepção de inúmeras atividades que a plataforma pode desenvolver e ajudar em seu cotidiano; os alunos foram capazes de mesclar conhecimentos aprendidos sobre o Arduino nos laboratórios móveis com os conceitos teóricos ensinados na escola.