O presente trabalho consiste em investigar a contribuição das narrativas por imagens para o desenvolvimento da linguagem visual na educação infantil. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e de cunho bibliográfico, na qual a partir de artigos, capítulos de livros e livros buscamos aprofundar os conhecimentos teóricos sobre os livros de imagem, sua importância e suas principais características, refletir acerca do papel da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e analisar o seu processo de interação com as narrativas por imagens e a produção de sentido a partir dessas obras, com base na sua experiência de vida e leitura de mundo. Os resultados obtidos através da pesquisa revelam que os livros de imagem são imprescindíveis no trabalho com a linguagem visual na educação infantil e contribuem para a formação leitora da criança desde a primeira infância, possibilitando avanços cognitivos, sociais, artísticos e culturais e auxiliando na fruição da sua criatividade e da imaginação. Apesar de serem negligenciadas na escola, em virtude da ausência do código escrito em um contexto de ênfase na alfabetização para os códigos verbais, as narrativas por imagens podem favorecer o pré-leitor e proporcionar uma experiência rica no contato com as ilustrações, nas quais ele pode produzir sentido mediante a sequência narrativa e explorar suas múltiplas linguagens, principalmente a linguagem visual.