ESPAÇOS, CORES, TEXTURAS E FORMAS: AS NARRATIVAS POR IMAGENS E O TRABALHO COM A LINGUAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88999 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2151 "inscrito_id" => 13108 "titulo" => "ESPAÇOS, CORES, TEXTURAS E FORMAS: AS NARRATIVAS POR IMAGENS E O TRABALHO COM A LINGUAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho consiste em investigar a contribuição das narrativas por imagens para o desenvolvimento da linguagem visual na educação infantil. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e de cunho bibliográfico, na qual a partir de artigos, capítulos de livros e livros buscamos aprofundar os conhecimentos teóricos sobre os livros de imagem, sua importância e suas principais características, refletir acerca do papel da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e analisar o seu processo de interação com as narrativas por imagens e a produção de sentido a partir dessas obras, com base na sua experiência de vida e leitura de mundo. Os resultados obtidos através da pesquisa revelam que os livros de imagem são imprescindíveis no trabalho com a linguagem visual na educação infantil e contribuem para a formação leitora da criança desde a primeira infância, possibilitando avanços cognitivos, sociais, artísticos e culturais e auxiliando na fruição da sua criatividade e da imaginação. Apesar de serem negligenciadas na escola, em virtude da ausência do código escrito em um contexto de ênfase na alfabetização para os códigos verbais, as narrativas por imagens podem favorecer o pré-leitor e proporcionar uma experiência rica no contato com as ilustrações, nas quais ele pode produzir sentido mediante a sequência narrativa e explorar suas múltiplas linguagens, principalmente a linguagem visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13108_TB2151_01082022090738.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA LIMEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA LUIZA" "autor_email" => "limeiraluizamaria@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88999 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2151 "inscrito_id" => 13108 "titulo" => "ESPAÇOS, CORES, TEXTURAS E FORMAS: AS NARRATIVAS POR IMAGENS E O TRABALHO COM A LINGUAGEM VISUAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente trabalho consiste em investigar a contribuição das narrativas por imagens para o desenvolvimento da linguagem visual na educação infantil. A pesquisa caracteriza-se como exploratória e de cunho bibliográfico, na qual a partir de artigos, capítulos de livros e livros buscamos aprofundar os conhecimentos teóricos sobre os livros de imagem, sua importância e suas principais características, refletir acerca do papel da literatura infantil para o desenvolvimento da criança e analisar o seu processo de interação com as narrativas por imagens e a produção de sentido a partir dessas obras, com base na sua experiência de vida e leitura de mundo. Os resultados obtidos através da pesquisa revelam que os livros de imagem são imprescindíveis no trabalho com a linguagem visual na educação infantil e contribuem para a formação leitora da criança desde a primeira infância, possibilitando avanços cognitivos, sociais, artísticos e culturais e auxiliando na fruição da sua criatividade e da imaginação. Apesar de serem negligenciadas na escola, em virtude da ausência do código escrito em um contexto de ênfase na alfabetização para os códigos verbais, as narrativas por imagens podem favorecer o pré-leitor e proporcionar uma experiência rica no contato com as ilustrações, nas quais ele pode produzir sentido mediante a sequência narrativa e explorar suas múltiplas linguagens, principalmente a linguagem visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13108_TB2151_01082022090738.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA LIMEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA LUIZA" "autor_email" => "limeiraluizamaria@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }