O presente trabalho em formato de relato de experiência apresenta com uma abordagem qualitativa uma síntese e análise de um residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Ciências da Natureza do Curso de Licenciatura Intercultural/UFRR – Capes sobre tensões, motivações e desafios oriundos da residência em meio ao ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia do COVID-19 em uma escola indígena. A discussão sobre a formação inicial de professores e a sua articulação entre teoria e prática, os desafios docentes numa perspectiva indígena sustentam a parte teórica deste trabalho que possui os seguintes resultados: o desafio do residente frente a regência, visto que as aulas presenciais estavam suspensas; tensões referentes ao aprendizado dos educandos quanto a aprendizagem matemática; obstáculos oriundos da adoção do ensino remoto e suas facetas para com a educação escolar indígena, falta de acesso as tecnologias digitais tanto por parte dos professores e alunos na escola indígena para a comunicação entre ambos. Disso decorrer que ao residir em uma escola indígena situada na zona rural, as dificuldades que não são poucas se expuseram de forma que a reflexão para a prática docentes nessas escolas pós pandemia é algo a ser levado a sério por todos que fazem parte da educação básica.