RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90901 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4732 "inscrito_id" => 18054 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "O presente trabalho em formato de relato de experiência apresenta com uma abordagem qualitativa uma síntese e análise de um residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Ciências da Natureza do Curso de Licenciatura Intercultural/UFRR – Capes sobre tensões, motivações e desafios oriundos da residência em meio ao ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia do COVID-19 em uma escola indígena. A discussão sobre a formação inicial de professores e a sua articulação entre teoria e prática, os desafios docentes numa perspectiva indígena sustentam a parte teórica deste trabalho que possui os seguintes resultados: o desafio do residente frente a regência, visto que as aulas presenciais estavam suspensas; tensões referentes ao aprendizado dos educandos quanto a aprendizagem matemática; obstáculos oriundos da adoção do ensino remoto e suas facetas para com a educação escolar indígena, falta de acesso as tecnologias digitais tanto por parte dos professores e alunos na escola indígena para a comunicação entre ambos. Disso decorrer que ao residir em uma escola indígena situada na zona rural, as dificuldades que não são poucas se expuseram de forma que a reflexão para a prática docentes nessas escolas pós pandemia é algo a ser levado a sério por todos que fazem parte da educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18054_TB4732_20102022100333.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EULLIR DA SILVA BENTO" "autor_nome_curto" => "Eullir S. Bento" "autor_email" => "eullir.bento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90901 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4732 "inscrito_id" => 18054 "titulo" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: RELATO DE EXPERIÊNCIA FRENTE A PANDEMIA DO COVID-19" "resumo" => "O presente trabalho em formato de relato de experiência apresenta com uma abordagem qualitativa uma síntese e análise de um residente bolsista do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Ciências da Natureza do Curso de Licenciatura Intercultural/UFRR – Capes sobre tensões, motivações e desafios oriundos da residência em meio ao ensino remoto emergencial ocasionado pela pandemia do COVID-19 em uma escola indígena. A discussão sobre a formação inicial de professores e a sua articulação entre teoria e prática, os desafios docentes numa perspectiva indígena sustentam a parte teórica deste trabalho que possui os seguintes resultados: o desafio do residente frente a regência, visto que as aulas presenciais estavam suspensas; tensões referentes ao aprendizado dos educandos quanto a aprendizagem matemática; obstáculos oriundos da adoção do ensino remoto e suas facetas para com a educação escolar indígena, falta de acesso as tecnologias digitais tanto por parte dos professores e alunos na escola indígena para a comunicação entre ambos. Disso decorrer que ao residir em uma escola indígena situada na zona rural, as dificuldades que não são poucas se expuseram de forma que a reflexão para a prática docentes nessas escolas pós pandemia é algo a ser levado a sério por todos que fazem parte da educação básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18054_TB4732_20102022100333.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EULLIR DA SILVA BENTO" "autor_nome_curto" => "Eullir S. Bento" "autor_email" => "eullir.bento@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }