EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89938 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3304 "inscrito_id" => 14872 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS" "resumo" => "Esse artigo tem origem a partir de discussões junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPMATCC e tem por objetivo, realizar uma cartografia de pesquisas brasileiras publicadas no século XXI, que abordam a oferta de educação em espaços de privação de liberdade. A partir de inspirações nos estudos cartográficos propostos por Kastrup, bem como no conceito de relações de poder propostos por Foucault, primeiramente buscamos os trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, focando nas temáticas educacionais em espaços de privação de liberdade. Posteriormente, analisamos as pesquisas relacionadas: à Educação Matemática; aquelas que continham como referencial teórico as obras e/ou pensamentos de Foucault; e aquelas que possuíam as duas temáticas anteriores. A constituição federal brasileira assegura a todos o direito a uma educação de qualidade e gratuita, e considerando que centenas de milhares de brasileiros fazem uso desse direito em sistemas de privação de liberdade, entendemos que os dados desta pesquisa revelam-se pertinentes, visto que não somente evidencia os focos das pesquisas realizadas nesse ambiente, mas também possibilita identificar lacunas ainda não preenchidas. Como principais resultados identificamos nesse universo, 248 trabalhos relacionados à Educação, sendo que destes, 12 são relacionados à Educação Matemática, 36 referem-se em alguma medida a Foucault e apenas 4 tratam de temáticas voltadas a Educação Matemática e aos estudos de Foucault. Destaca-se ainda que, referindo-se aos 4 trabalhos mencionadas anteriormente, nenhum teve como foco o currículo de matemática, o Projeto Político Pedagógico, bem como, questões voltadas à formação de professores. Desta forma, entendemos que este estudo possibilita ampliar as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para os sujeitos privados de liberdade, à medida que esta cartografia abre espaços sobre um território ainda pouco conhecido, permitindo ao pesquisador compreender/identificar de que modo é possível compor com ele." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14872_TB3304_05122022231144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANUBIO ANGELICO" "autor_nome_curto" => "DANUBIO ANGELIC" "autor_email" => "danubiosantiago@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89938 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3304 "inscrito_id" => 14872 "titulo" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: UMA CARTOGRAFIA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS" "resumo" => "Esse artigo tem origem a partir de discussões junto ao Grupo de Pesquisa Educação Matemática, Colaboração e Contemporaneidade – GPMATCC e tem por objetivo, realizar uma cartografia de pesquisas brasileiras publicadas no século XXI, que abordam a oferta de educação em espaços de privação de liberdade. A partir de inspirações nos estudos cartográficos propostos por Kastrup, bem como no conceito de relações de poder propostos por Foucault, primeiramente buscamos os trabalhos no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, focando nas temáticas educacionais em espaços de privação de liberdade. Posteriormente, analisamos as pesquisas relacionadas: à Educação Matemática; aquelas que continham como referencial teórico as obras e/ou pensamentos de Foucault; e aquelas que possuíam as duas temáticas anteriores. A constituição federal brasileira assegura a todos o direito a uma educação de qualidade e gratuita, e considerando que centenas de milhares de brasileiros fazem uso desse direito em sistemas de privação de liberdade, entendemos que os dados desta pesquisa revelam-se pertinentes, visto que não somente evidencia os focos das pesquisas realizadas nesse ambiente, mas também possibilita identificar lacunas ainda não preenchidas. Como principais resultados identificamos nesse universo, 248 trabalhos relacionados à Educação, sendo que destes, 12 são relacionados à Educação Matemática, 36 referem-se em alguma medida a Foucault e apenas 4 tratam de temáticas voltadas a Educação Matemática e aos estudos de Foucault. Destaca-se ainda que, referindo-se aos 4 trabalhos mencionadas anteriormente, nenhum teve como foco o currículo de matemática, o Projeto Político Pedagógico, bem como, questões voltadas à formação de professores. Desta forma, entendemos que este estudo possibilita ampliar as reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de matemática para os sujeitos privados de liberdade, à medida que esta cartografia abre espaços sobre um território ainda pouco conhecido, permitindo ao pesquisador compreender/identificar de que modo é possível compor com ele." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14872_TB3304_05122022231144.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANUBIO ANGELICO" "autor_nome_curto" => "DANUBIO ANGELIC" "autor_email" => "danubiosantiago@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }