O artigo trata da Formação Inicial do Pedagogo. O objetivo é analisar se a pesquisa, que é parte integrante do tripé formativo da universidade, juntamente com o ensino e a extensão, está estabelecida na formação inicial desses/as graduandos/as e quais iniciativas são adotadas pelos/as docentes para que os/as alunos/as do curso de Pedagogia possam desenvolver investigações relacionadas ao campo educacional. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizou-se a abordagem qualitativa e quantitativa, simultaneamente. A pesquisa semiestruturada teve como instrumentos, questionários aplicados aos (às) alunos/as do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará – campus Belém, durante os meses de março e abril do ano de 2020. Os resultados apontam que a pesquisa é parte integrante da formação dos pedagogos e indicam que há um estímulo à pesquisa por parte dos/as docentes e isso contribui para ampliar as possibilidades dos/as graduandos/as no desenvolvimento de investigações sobre questões importantes no campo educacional. Concluiu-se que esse estímulo ao desenvolvimento de pesquisas é visto como algo positivo pelos acadêmicos de Pedagogia, uma vez que as investigações desenvolvidas nesse sentido possibilitam a esses/as graduandos/as experimentações, aprendizados e reflexões mais amplas sobre as diversas situações que envolvem o fazer desses futuros profissionais da educação.