Políticas neoliberais implementadas no Brasil desde a década de 1990, priorizaram a expansão do ensino superior (ES) em instituições privadas e diversificadas, proporcionando sua massificação e gerando aumento na evasão e prolongamento da permanência no curso. Esses problemas se agravaram a partir dos anos 2000, devido à mudança do processo seletivo para ingresso no ES. A pesquisa objetiva analisar mudanças no processo de ingresso no curso de Ciências Contábeis da UFRN entre 2000 e 2018, evidenciando os motivos da escolha do curso e as taxas de evasão e de conclusão. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quantitativa, com informações coletadas por meio de questionário respondido por ingressantes pelo vestibular e pelo ENEM/SiSU, bem como de documentos acadêmicos. O índice de evasão foi calculado por meio do acompanhamento de coorte e, para a análise dos dados, utilizou-se estatística descritiva. Os resultados indicam que os principais motivos de escolha pelos ingressantes via vestibular foram a vocação pelo curso, a oferta de trabalho e a possibilidade de sucesso financeiro. Quando analisados os motivos da escolha dos ingressantes via ENEM/SiSU, percebe-se que a vocação teve um grande redução, e que o índice de evasão aumentou de 33,77% (média 2006-2012 – vestibular) para 42,97% (média 2013-2016 – ENEM/SiSU). Por sua vez, o índice de conclusão passou de 70% (2006-2008) para 48,8% (2014). Esses resultados indicam que o SiSU induz as escolhas dos estudantes, baseadas na nota do ENEM, fazendo-os ingressar em cursos diferentes de suas vocações ou desejos.