A química é uma ciência fortemente experimental, por isso seu lado visual possui um peso significativo sobre os mecanismos de associação dos conteúdos ministrados nessa disciplina. Porém, as práticas laboratoriais muitas vezes tornam-se inviáveis por falta de infraestrutura e material adequados. Assim, o emprego das TIC’s no ensino da química pode beneficiar a simulação e demonstração de variáveis envolvidas nos processos de transformações da matéria e nas reações químicas. Diante disso, o objetivo desse artigo é entender de que forma as TIC’s podem ser utilizadas nas salas de aula para viabilizarem a simulação de experimentos químicos que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre o tema, com base em artigos científicos abertos disponíveis no Google Acadêmico e no SciELO. Constatou-se que existe uma vasta oferta de softwares capazes de simular laboratórios virtuais de química, entre eles, os mais utilizados são o Phet, do Virtual lab e do Chemistry Lab que são plataformas gratuitas. Porém, concluiu-se que apesar da grande oferta, estes se concentram em simulações que abordam os mesmos temas do currículo da química, em detrimento de outros.