PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E A ESTRATÉGIA DO ENSINO COLABORATIVO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88809 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 11360 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E A ESTRATÉGIA DO ENSINO COLABORATIVO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "RESUMO O presente escrito é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar os resultados de uma averiguação do processo de trabalho pedagógico inclusivo no Ensino Médio realizado na Escola Estadual Amaro Cavalcanti – Jardim de Piranhas/RN, para identificar a existência de práticas pedagógicas docentes para o processo de inclusão e as concepções de professores do Ensino Médio e de Educação Especial sobre a estratégia do Ensino Colaborativo, objeto de estudo da referida pesquisa. O referencial teórico-metodológico apresenta discussões sobre práticas pedagógicas com base nos estudos de Franco (2016) e Papim et al. (2018) e, acerca da estratégia do Ensino Colaborativo, apresenta uma compreensão sobre os estudos de Capellini (2004), Capellini e Zerbato (2019), Marin e Braun (2013), entre outros. Optou-se por um estudo de campo de análise descritiva e abordagem qualitativa com aplicação de um questionário on-line semiestruturado e observações participativas registradas num diário de campo. Averiguou-se que os professores conhecem teoricamente o que é uma prática pedagógica inclusiva, mas isso não é posto em prática em sala de aula, apesar da presença do professor auxiliar de Educação Especial. Constatou-se também que poucos profissionais apresentam compreensão do que venha a ser a estratégia do Ensino Colaborativo, visto que a sua maioria respondeu não saber do que se trata. Palavras-chave: Inclusão escolar, Práticas pedagógicas inclusivas, Ensino colaborativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11360_TB1874_15072022132156.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA FONSÊCA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Célia Fonsêca d" "autor_email" => "prof.celiafonseca@yahoo.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88809 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1874 "inscrito_id" => 11360 "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS E A ESTRATÉGIA DO ENSINO COLABORATIVO: CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "RESUMO O presente escrito é um recorte de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo apresentar os resultados de uma averiguação do processo de trabalho pedagógico inclusivo no Ensino Médio realizado na Escola Estadual Amaro Cavalcanti – Jardim de Piranhas/RN, para identificar a existência de práticas pedagógicas docentes para o processo de inclusão e as concepções de professores do Ensino Médio e de Educação Especial sobre a estratégia do Ensino Colaborativo, objeto de estudo da referida pesquisa. O referencial teórico-metodológico apresenta discussões sobre práticas pedagógicas com base nos estudos de Franco (2016) e Papim et al. (2018) e, acerca da estratégia do Ensino Colaborativo, apresenta uma compreensão sobre os estudos de Capellini (2004), Capellini e Zerbato (2019), Marin e Braun (2013), entre outros. Optou-se por um estudo de campo de análise descritiva e abordagem qualitativa com aplicação de um questionário on-line semiestruturado e observações participativas registradas num diário de campo. Averiguou-se que os professores conhecem teoricamente o que é uma prática pedagógica inclusiva, mas isso não é posto em prática em sala de aula, apesar da presença do professor auxiliar de Educação Especial. Constatou-se também que poucos profissionais apresentam compreensão do que venha a ser a estratégia do Ensino Colaborativo, visto que a sua maioria respondeu não saber do que se trata. Palavras-chave: Inclusão escolar, Práticas pedagógicas inclusivas, Ensino colaborativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11360_TB1874_15072022132156.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CÉLIA FONSÊCA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "Célia Fonsêca d" "autor_email" => "prof.celiafonseca@yahoo.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }