DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES: A TENDÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89992 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3370 "inscrito_id" => 11660 "titulo" => "DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES: A TENDÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS" "resumo" => "O presente artigo se trata de uma proposta de atividade da disciplina Softwares Matemáticos Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus X, que discute como o uso da tecnologia em sala pode se tornar facilitadora no ensino e aprendizagem de funções. Os objetivos traçados foram apresentar como o uso da tecnologia aliado a metodologias de aprendizagem ativa podem acrescentar a compreensão de conceitos sobre funções e suas propriedades, ao utilizar softwares matemáticos, tais como GeoGebra, Grapher e Winplot que são ferramentas que auxiliam na visualização do gráfico de funções de todos os tipos o que atrai a atenção do aluno à aula. Os textos utilizados para nortear as pesquisas realizadas para essa atividade apresentam concepções acerca do uso de tecnologias em sala de aula, além do ensino de funções. Para a base do planejamento de aula foi como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Deste modo, foi organizado um espaço online utilizando a metodologia de sala de aula inversa, em que o aluno passa a ser ativo no seu processo de ensino e aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador na construção do conhecimento. Nesse ambiente virtual foi disponibilizado todo o assunto acerca de funções, dividido em momentos online e offline. Como resultado da aula ministrada, foi observado que, com o auxílio das ferramentas tecnológicas os alunos tiveram maior rendimento, o que pode ser visto através das avaliações que foram feitas durante todo o processo, além dos benefícios para os alunos e professor. Os alunos mostraram possuir maior facilidade, devido ao fato de estarem inseridos nesse meio, e interesse no uso dos softwares selecionados, que os auxiliaram nas atividades propostas beneficiando a ambas as partes na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11660_TB3370_10082022221713.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucassantos337@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89992 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3370 "inscrito_id" => 11660 "titulo" => "DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES: A TENDÊNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS" "resumo" => "O presente artigo se trata de uma proposta de atividade da disciplina Softwares Matemáticos Universidade do Estado da Bahia/UNEB – Campus X, que discute como o uso da tecnologia em sala pode se tornar facilitadora no ensino e aprendizagem de funções. Os objetivos traçados foram apresentar como o uso da tecnologia aliado a metodologias de aprendizagem ativa podem acrescentar a compreensão de conceitos sobre funções e suas propriedades, ao utilizar softwares matemáticos, tais como GeoGebra, Grapher e Winplot que são ferramentas que auxiliam na visualização do gráfico de funções de todos os tipos o que atrai a atenção do aluno à aula. Os textos utilizados para nortear as pesquisas realizadas para essa atividade apresentam concepções acerca do uso de tecnologias em sala de aula, além do ensino de funções. Para a base do planejamento de aula foi como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Deste modo, foi organizado um espaço online utilizando a metodologia de sala de aula inversa, em que o aluno passa a ser ativo no seu processo de ensino e aprendizagem, enquanto o professor atua como mediador na construção do conhecimento. Nesse ambiente virtual foi disponibilizado todo o assunto acerca de funções, dividido em momentos online e offline. Como resultado da aula ministrada, foi observado que, com o auxílio das ferramentas tecnológicas os alunos tiveram maior rendimento, o que pode ser visto através das avaliações que foram feitas durante todo o processo, além dos benefícios para os alunos e professor. Os alunos mostraram possuir maior facilidade, devido ao fato de estarem inseridos nesse meio, e interesse no uso dos softwares selecionados, que os auxiliaram nas atividades propostas beneficiando a ambas as partes na construção do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11660_TB3370_10082022221713.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucassantos337@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }