Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CRIATIVIDADE COMO CAMINHO PARA O ENSINO DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88542
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1221
    "inscrito_id" => 10125
    "titulo" => "A CRIATIVIDADE COMO CAMINHO PARA O ENSINO DA LITERATURA"
    "resumo" => "O presente trabalho está voltado para o ensino da literatura, que tem um caráter de grande importância social e cultural, mas nos dias de hoje essa visão não é tida como unânime, pois ocupa um pequeno espaço no meio social e até mesmo no ambiente escolar. Este trabalho objetiva apontar métodos de ensino diferenciados e criativos utilizados pelos professores durante as aulas de literatura afim de despertar o interesse dos alunos. Nos dias de hoje os métodos tradicionais de ensino, apesar de bastante empregados, pouco contribuem para que seja desenvolvida pelo aluno uma perspectiva ampliada da importância da literatura. Dessa forma, o professor tem um importante papel para o processo de ensino-aprendizagem da literatura, devendo fazer uso de métodos que estimulem o interesse dos discentes pelo mundo literário, sendo um dos principais métodos o incentivo ao hábito de leitura. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que buscará investigar as metodologias aplicadas pelos professores durante as aulas de Literatura nas escolas do ensino médio da cidade de Balsas – MA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10125_TB1221_30072022193343.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA ROCHA DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA REIS"
    "autor_email" => "mariadasgracas03@outlook."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88542
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1221
    "inscrito_id" => 10125
    "titulo" => "A CRIATIVIDADE COMO CAMINHO PARA O ENSINO DA LITERATURA"
    "resumo" => "O presente trabalho está voltado para o ensino da literatura, que tem um caráter de grande importância social e cultural, mas nos dias de hoje essa visão não é tida como unânime, pois ocupa um pequeno espaço no meio social e até mesmo no ambiente escolar. Este trabalho objetiva apontar métodos de ensino diferenciados e criativos utilizados pelos professores durante as aulas de literatura afim de despertar o interesse dos alunos. Nos dias de hoje os métodos tradicionais de ensino, apesar de bastante empregados, pouco contribuem para que seja desenvolvida pelo aluno uma perspectiva ampliada da importância da literatura. Dessa forma, o professor tem um importante papel para o processo de ensino-aprendizagem da literatura, devendo fazer uso de métodos que estimulem o interesse dos discentes pelo mundo literário, sendo um dos principais métodos o incentivo ao hábito de leitura. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que buscará investigar as metodologias aplicadas pelos professores durante as aulas de Literatura nas escolas do ensino médio da cidade de Balsas – MA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID10125_TB1221_30072022193343.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS GRAÇAS DA SILVA ROCHA DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA REIS"
    "autor_email" => "mariadasgracas03@outlook."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho está voltado para o ensino da literatura, que tem um caráter de grande importância social e cultural, mas nos dias de hoje essa visão não é tida como unânime, pois ocupa um pequeno espaço no meio social e até mesmo no ambiente escolar. Este trabalho objetiva apontar métodos de ensino diferenciados e criativos utilizados pelos professores durante as aulas de literatura afim de despertar o interesse dos alunos. Nos dias de hoje os métodos tradicionais de ensino, apesar de bastante empregados, pouco contribuem para que seja desenvolvida pelo aluno uma perspectiva ampliada da importância da literatura. Dessa forma, o professor tem um importante papel para o processo de ensino-aprendizagem da literatura, devendo fazer uso de métodos que estimulem o interesse dos discentes pelo mundo literário, sendo um dos principais métodos o incentivo ao hábito de leitura. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, que buscará investigar as metodologias aplicadas pelos professores durante as aulas de Literatura nas escolas do ensino médio da cidade de Balsas – MA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.