DIÁLOGOS ENTRE A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90292 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3880 "inscrito_id" => 15195 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS" "resumo" => "A Ludicidade possui um caráter formativo. Esta concepção formativa é alicerçada no princípio de que o brincar (ludus) desenvolve percepções criadoras e criativas nos processos de ensino- aprendizagens. Assim, esta investigação questionou: quais os possíveis diálogos entre o Ensino de Ciências e Biologia com a dimensão lúdica concebida nos princípios pedagógicos? Para responder a esta pergunta, o objetivo foi traçar um panorama de modo a promover diálogos entre a Ludicidade e o campo do Ensino das Ciências Biológicas a partir de um recorte teórico- conceitual. De natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, esta investigação procurou nos estudos disponíveis respostas à questão central. O caráter analítico inspirou-se na análise de conteúdo, a partir das fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A relevância desta pesquisa reside na necessidade de refletir sobre o encontro dialógico entre a Ludicidade e o Ensino de Ciências e Biologia, de modo a incentivar o uso de atividades lúdicas na sala de aula, promovendo caminhos de promoção do ensino-aprendizagem, de modo a gerar mais assimilação do conhecimento, sobre as diversas formas e incentivar as pessoas adolescentes e jovens a participar mais efetivamente das aulas. Os resultados sinalizaram que um diálogo de aproximação entre o Ensino de Ciências e Biologia e a Ludicidade se dá por meio dos jogos didáticos, pois são instrumentos facilitadores de conhecimento, que aproximam o estudante do conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, facilitando a aprendizagem e auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15195_TB3880_03102022171151.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE LIBERATO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE LIBERAT" "autor_email" => "lidiane.liberato@arapirac" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90292 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3880 "inscrito_id" => 15195 "titulo" => "DIÁLOGOS ENTRE A LUDICIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS" "resumo" => "A Ludicidade possui um caráter formativo. Esta concepção formativa é alicerçada no princípio de que o brincar (ludus) desenvolve percepções criadoras e criativas nos processos de ensino- aprendizagens. Assim, esta investigação questionou: quais os possíveis diálogos entre o Ensino de Ciências e Biologia com a dimensão lúdica concebida nos princípios pedagógicos? Para responder a esta pergunta, o objetivo foi traçar um panorama de modo a promover diálogos entre a Ludicidade e o campo do Ensino das Ciências Biológicas a partir de um recorte teórico- conceitual. De natureza qualitativa e de cunho bibliográfico, esta investigação procurou nos estudos disponíveis respostas à questão central. O caráter analítico inspirou-se na análise de conteúdo, a partir das fases fundamentais: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A relevância desta pesquisa reside na necessidade de refletir sobre o encontro dialógico entre a Ludicidade e o Ensino de Ciências e Biologia, de modo a incentivar o uso de atividades lúdicas na sala de aula, promovendo caminhos de promoção do ensino-aprendizagem, de modo a gerar mais assimilação do conhecimento, sobre as diversas formas e incentivar as pessoas adolescentes e jovens a participar mais efetivamente das aulas. Os resultados sinalizaram que um diálogo de aproximação entre o Ensino de Ciências e Biologia e a Ludicidade se dá por meio dos jogos didáticos, pois são instrumentos facilitadores de conhecimento, que aproximam o estudante do conteúdo, estimulando o raciocínio lógico, facilitando a aprendizagem e auxiliando no desenvolvimento de habilidades motoras e cognitivas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID15195_TB3880_03102022171151.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIANE LIBERATO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIANE LIBERAT" "autor_email" => "lidiane.liberato@arapirac" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }