O texto apresenta reflexões acerca da pratica musical culturalmente diversificada no Brasil, dialogamos com os teóricos QUEIROZ (2002), TYLOR (1917) e NACHMANOWICZ, (2007) e SANTANA (2010). Compreendemos que a música é uma experiência universal, um fenômeno presente em todas as culturas e por tanto extremamente diversificada e por isso mesmo, importante demais para não ser usada na educação. O presente artigo constitui-se como registro de uma vivência pedagógica dentro da disciplina Ensino e diversidade cultural, realizada no doutorado UFRPE/RENOEN. O texto apresenta reflexões acerca da pratica musical culturalmente diversificada e vivenciada em escola pública, onde fazemos uma reflexão com um olhar na fenomenologia. No doutorado estamos vivenciando a pesquisa com o tema: Música, movimento e educação: uma análise de processos de ensino e aprendizagem. Os resultados que foram colhidos no processo do mestrado e seguem agora no doutoramento, apontam que é salutar as práticas em sala de aula que reflitam sobre a música como uma manifestação cultural existente entre todos os povos e em todas as épocas da história da humanidade. Trazemos a reflexão de que o ensino da música deve partir da vivência do aluno em sua realidade sócio cultural. Sugerimos ações concretas que são possíveis de se realizar na sala de aula com planejamento e objetivos claros.