QUAIS INDICADORES QUE CONTRIBUEM PARA A DESISTÊNCIA DOS ALUNOS DA EJA(EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90210 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3642 "inscrito_id" => 11428 "titulo" => "QUAIS INDICADORES QUE CONTRIBUEM PARA A DESISTÊNCIA DOS ALUNOS DA EJA(EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção que se reflita sobre a importância de se buscar saber e compreender quais fatores contribuem para a desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois esse é um problema frequente e bem real nas escolas onde essa modalidade de ensino é trabalhada. São muitos os obstáculos vivenciados, obstáculos esses, encontrados fora e dentro da escola. Na busca de respostas para entendermos os principais motivos desse problema, buscou-se saber: o que é a EJA e como é trabalhada nas escolas no que se refere a prática pedagógica; execução do currículo; práticas avaliativas (visto que a avaliação é um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da aprendizagem); como se dá a relação professor-aluno no contexto ensino-aprendizagem e afetividade? Como é a estrutura física e pedagógica das escolas que ofertam essa modalidade de ensino? Diante desses questionamentos, objetiva-se o alcance de respostas que venham contribuir para a identificação dos reais fatores que culminam com a grande quantidade de alunos evadindo-se dessa modalidade de ensino. Na busca de um conhecimento mais profundo do tema em destaque, recorreu-se também, a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado. Entende-se a importância, que se compreenda que a educação é um processo permanente, dinâmico e transformador, e, é de suma importância que seja desenvolvida uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e de natureza contínua, cumulativa e global, indicando avanços, dificuldades e possibilidades. É preciso que o professor esteja atento para o uso de novos instrumentos e técnicas pedagógicas para que dessa forma possa despertar o interesse e o gosto do educando pela escola e pelo aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11428_TB3642_01122022220745.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHÊDE" "autor_nome_curto" => "FLOR DE LIZ" "autor_email" => "lizcantanhede@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90210 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3642 "inscrito_id" => 11428 "titulo" => "QUAIS INDICADORES QUE CONTRIBUEM PARA A DESISTÊNCIA DOS ALUNOS DA EJA(EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS)" "resumo" => "O presente trabalho foi desenvolvido com a intenção que se reflita sobre a importância de se buscar saber e compreender quais fatores contribuem para a desistência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois esse é um problema frequente e bem real nas escolas onde essa modalidade de ensino é trabalhada. São muitos os obstáculos vivenciados, obstáculos esses, encontrados fora e dentro da escola. Na busca de respostas para entendermos os principais motivos desse problema, buscou-se saber: o que é a EJA e como é trabalhada nas escolas no que se refere a prática pedagógica; execução do currículo; práticas avaliativas (visto que a avaliação é um momento privilegiado do ato de ensinar e aprender e deve estar presente em todas as etapas da aprendizagem); como se dá a relação professor-aluno no contexto ensino-aprendizagem e afetividade? Como é a estrutura física e pedagógica das escolas que ofertam essa modalidade de ensino? Diante desses questionamentos, objetiva-se o alcance de respostas que venham contribuir para a identificação dos reais fatores que culminam com a grande quantidade de alunos evadindo-se dessa modalidade de ensino. Na busca de um conhecimento mais profundo do tema em destaque, recorreu-se também, a algumas obras que apresentam informações contundentes sobre a temática pesquisada, através das quais adquirimos entendimento, informações e comprovações sobre o assunto abordado. Entende-se a importância, que se compreenda que a educação é um processo permanente, dinâmico e transformador, e, é de suma importância que seja desenvolvida uma prática pedagógica a serviço do êxito escolar, numa perspectiva transformadora e de natureza contínua, cumulativa e global, indicando avanços, dificuldades e possibilidades. É preciso que o professor esteja atento para o uso de novos instrumentos e técnicas pedagógicas para que dessa forma possa despertar o interesse e o gosto do educando pela escola e pelo aprender." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11428_TB3642_01122022220745.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLOR DE LIZ MARQUES CANTANHÊDE" "autor_nome_curto" => "FLOR DE LIZ" "autor_email" => "lizcantanhede@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }