A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NESTE PROCESSO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88393 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 989 "inscrito_id" => 11281 "titulo" => "A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NESTE PROCESSO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com a finalidade de compreender o processo e as mudanças recorrentes, bem como as positivas e negativas nesta fase escolar da criança. A investigação delimitou-se nos seguintes objetivos principais: apresentar as contribuições pedagógicas no processo de transição; compreender as mudanças pedagógicas ocorrentes no processo de transição; identificar os principais impactos percebidos na criança neste processo de transição. A relevância desta pesquisa advém da necessidade de relatar o processo de transição que as crianças enfrentam, e as principais dificuldades encontradas por elas nesse processo. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, dando ênfase nos estudos de alguns autores como Kramer (2007), Quinteiro (2012), Corrêa (2011), dentre outros especialistas que tratam do tema abordado. A pesquisa possibilitou a analise dos documentos estudados nos quais pontuam questões de como deve ser feito esse processo de transição e qual o papel do educador diante dos fatos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11281_TB989_20062022132228.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANA MICHELLE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "RAYANA MICHELLE" "autor_email" => "michellesousalima15@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88393 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 989 "inscrito_id" => 11281 "titulo" => "A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM SOBRE O PAPEL DO EDUCADOR NESTE PROCESSO" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com a finalidade de compreender o processo e as mudanças recorrentes, bem como as positivas e negativas nesta fase escolar da criança. A investigação delimitou-se nos seguintes objetivos principais: apresentar as contribuições pedagógicas no processo de transição; compreender as mudanças pedagógicas ocorrentes no processo de transição; identificar os principais impactos percebidos na criança neste processo de transição. A relevância desta pesquisa advém da necessidade de relatar o processo de transição que as crianças enfrentam, e as principais dificuldades encontradas por elas nesse processo. Esta pesquisa é de cunho bibliográfico, dando ênfase nos estudos de alguns autores como Kramer (2007), Quinteiro (2012), Corrêa (2011), dentre outros especialistas que tratam do tema abordado. A pesquisa possibilitou a analise dos documentos estudados nos quais pontuam questões de como deve ser feito esse processo de transição e qual o papel do educador diante dos fatos abordados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID11281_TB989_20062022132228.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAYANA MICHELLE SOUSA LIMA" "autor_nome_curto" => "RAYANA MICHELLE" "autor_email" => "michellesousalima15@gmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }