Este artigo apresenta o desenvolvimento inicial de uma pesquisa, no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), sob curadoria do Grupo de Pesquisa Currículo Integrado e Educação Profissional Tecnológica no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), tendo como temática a análise do emprego das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) nos laboratórios do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, dos cursos de Mecânica e Eletrotécnica do IFMS campus Campo Grande, utilizados para promoção dos processos de ensino, pesquisa e extensão. Como questão norteadora do estudo tem-se: Estariam os laboratórios do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional de Mecânica e Eletrotécnica do IFMS campus Campo Grande atendendo as normas de SST? Justifica-se a pesquisa pelas razões: a escassez de referencial teórico acerca do tema aplicado à Educação Profissional Tecnológica (EPT); após análise preliminar de documentos institucionais do IFMS, não encontra-se evidências de práticas relacionadas à SST na EPT; conforme dados brasileiros entre 2012 e 2021, a utilização de máquinas e equipamentos foram os principais causadores de acidentes no trabalho, sendo a faixa etária de 18 e 24 anos a segunda mais acometida, alcançando o primeiro lugar quando considerado apenas o gênero masculino, sendo essas idades compatíveis com a dos estudantes egressos do IFMS. Portanto, sustenta-se a hipótese do IFMS campus Campo Grande não dispor de todas as medidas de controle dos riscos de acidentes no uso destes laboratórios. Apoiados pelos referenciais teóricos da EPT e da SST, utilizaremos como metodologia de pesquisa a análise documental, a observação e entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes dos referidos cursos. Ademais, será desenvolvido Produto Educacional (PE), que versará sobre aplicações das normas de SST nos supracitados laboratórios, produto este, cuja aplicação e posteriormente validação será junto à comunidade escolar, visando melhorias nas condições de riscos identificadas.