UMA ANÁLISE SOBRE O CYBERBULLYING NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN CAMPUS APODI (2021)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90117 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 14042 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O CYBERBULLYING NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN CAMPUS APODI (2021)" "resumo" => "O objetivo deste artigo consiste em apresentar e analisar o Cyberbullying, sua possível prática no IFRN – Campus Apodi no Ensino Médio Integrado na perspectiva do olhar discente. O Cyberbullying é uma temática recente nas pesquisas e publicações acadêmicas no Brasil. Essa especificidade de violência chega a ultrapassar os muros das instituições de ensino. Diferentemente do bullying escolar, atua a partir dos diversos meios eletrônicos, como celulares, computadores e principalmente nas redes sociais. Nossa pesquisa incide sobre espaços virtuais institucionais compartilhados por alunos e servidores, como e-mail, Classroom e WhatsApp, além de grupos de WhatsApp de que apenas alunos fazem parte, ademais das redes socais Instagram e Facebook da própria instituição. Utilizamos um formulário Google Forms com perguntas fechadas e abertas e a metodologia quanti-qualitativa para a análise dos dados coletados. Não foi exigida a identificação dos alunos, para deixá-los livres em expressar suas opiniões, e não houve obrigatoriedade de todos os alunos responderem. As respostas foram espontâneas. Não vimos no IFRN Campus Apodi produção acadêmica entre servidores e alunos egressos voltada para a temática do Cyberbullying. Com isso, pretendemos contribuir a partir deste artigo para o diálogo, sugestões e intervenção no combate a esse tipo de violência que atua no espaço nomeado de virtual, porém causando sequelas diversas no mundo real. E na contemporaneidade, esses são indissociáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14042_TB3525_31082022204300.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALES AUGUSTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "@PROFESSORTALES" "autor_email" => "tales.oliveira@ifrn.edu.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90117 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3525 "inscrito_id" => 14042 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O CYBERBULLYING NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFRN CAMPUS APODI (2021)" "resumo" => "O objetivo deste artigo consiste em apresentar e analisar o Cyberbullying, sua possível prática no IFRN – Campus Apodi no Ensino Médio Integrado na perspectiva do olhar discente. O Cyberbullying é uma temática recente nas pesquisas e publicações acadêmicas no Brasil. Essa especificidade de violência chega a ultrapassar os muros das instituições de ensino. Diferentemente do bullying escolar, atua a partir dos diversos meios eletrônicos, como celulares, computadores e principalmente nas redes sociais. Nossa pesquisa incide sobre espaços virtuais institucionais compartilhados por alunos e servidores, como e-mail, Classroom e WhatsApp, além de grupos de WhatsApp de que apenas alunos fazem parte, ademais das redes socais Instagram e Facebook da própria instituição. Utilizamos um formulário Google Forms com perguntas fechadas e abertas e a metodologia quanti-qualitativa para a análise dos dados coletados. Não foi exigida a identificação dos alunos, para deixá-los livres em expressar suas opiniões, e não houve obrigatoriedade de todos os alunos responderem. As respostas foram espontâneas. Não vimos no IFRN Campus Apodi produção acadêmica entre servidores e alunos egressos voltada para a temática do Cyberbullying. Com isso, pretendemos contribuir a partir deste artigo para o diálogo, sugestões e intervenção no combate a esse tipo de violência que atua no espaço nomeado de virtual, porém causando sequelas diversas no mundo real. E na contemporaneidade, esses são indissociáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14042_TB3525_31082022204300.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALES AUGUSTO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "@PROFESSORTALES" "autor_email" => "tales.oliveira@ifrn.edu.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }