A presente pesquisa visa refletir a experiência de Educação Escolar Indígena expressa no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Povo Xukuru enquanto movimento decolonial para uma compreensão crítica do lugar da educação indígena na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, tomamos como problematização: Quais os contributos da experiência de educação indígena expressa no Projeto Político Pedagógico do Povo Xukuru enquanto movimento decolonial para uma compreensão crítica do lugar da Educação Escolar Indígena na BNCC? Articulou-se o percurso metodológico partindo da pesquisa documental (PPP e BNCC), com auxílio da hermenêutica filosófica para leitura crítica e interpretação dos sentidos. Utilizou-se como lentes teóricas Whash (2017), Quijano (2014) e Oliveira (2021). Conclui-se que as experiências impressas no PPP Xukuru se encontram com a Pedagogia Decolonial, suscitando lugares outros na BNCC, sobretudo, porque a Educação Escolar Xukuru está alicerçada numa perspectiva específica, diferenciada e intercultural.