O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89363 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 14228 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO" "resumo" => "Esta análise de experiência apresenta um estudo referente à realização do estágio curricular supervisionado para a formação docente em química no período da pandemia de Covid-19. Tendo em vista que o estágio supervisionado é um momento de extrema relevância para a formação docente e esperado por todos os alunos de licenciatura, a observação de seu desenvolvimento é imprescindível. No entanto, com o início da pandemia de Covid-19, em fevereiro do ano de 2020, esses questionamentos se acentuaram com os desafios enfrentados pela escola e alunos ao se adaptar a novos rumos. Utilizou-se a metodologia processual de análise textual e análise de dados dos relatórios de estágio dos alunos de uma universidade pública do agreste pernambucano que cursaram a disciplina de estágio supervisionado no ensino fundamental II nos cursos de licenciatura em química no período dos semestres de 2020.1, 2020.2 a 2021.1. Foram observados alguns impasses e perspectivas no desenvolvimento de seus estágios supervisionados, visto que o cenário pandêmico desafiou de maneira considerável a atuação dos estagiários na escola. Nesse sentido, as análises de referenciais teóricos possibilitaram a melhor compreensão acerca da realização e importância da prática do estágio curricular para a formação de professores no período da pandemia de Covid-19, assim como um panorama que auxilia na resolução de provocações e experiências no desenvolvimento da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14228_TB2631_26102022133630.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "IZABEL" "autor_email" => "izabel.scavalcanti@ufpe.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89363 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2631 "inscrito_id" => 14228 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO AGRESTE PERNAMBUCANO" "resumo" => "Esta análise de experiência apresenta um estudo referente à realização do estágio curricular supervisionado para a formação docente em química no período da pandemia de Covid-19. Tendo em vista que o estágio supervisionado é um momento de extrema relevância para a formação docente e esperado por todos os alunos de licenciatura, a observação de seu desenvolvimento é imprescindível. No entanto, com o início da pandemia de Covid-19, em fevereiro do ano de 2020, esses questionamentos se acentuaram com os desafios enfrentados pela escola e alunos ao se adaptar a novos rumos. Utilizou-se a metodologia processual de análise textual e análise de dados dos relatórios de estágio dos alunos de uma universidade pública do agreste pernambucano que cursaram a disciplina de estágio supervisionado no ensino fundamental II nos cursos de licenciatura em química no período dos semestres de 2020.1, 2020.2 a 2021.1. Foram observados alguns impasses e perspectivas no desenvolvimento de seus estágios supervisionados, visto que o cenário pandêmico desafiou de maneira considerável a atuação dos estagiários na escola. Nesse sentido, as análises de referenciais teóricos possibilitaram a melhor compreensão acerca da realização e importância da prática do estágio curricular para a formação de professores no período da pandemia de Covid-19, assim como um panorama que auxilia na resolução de provocações e experiências no desenvolvimento da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14228_TB2631_26102022133630.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IZABEL DA SILVA CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "IZABEL" "autor_email" => "izabel.scavalcanti@ufpe.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }