Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE RESÍDUOS DE MICROPLÁSTICOS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A Educação se apresenta como fundamental no processo de formação de cidadãos conscientes e ativos na sociedade, sendo a Educação Ambiental (EA) um dos tópicos que vem sendo discutido entre a comunidade acadêmica e que necessita de atenção, pois o conhecimento sobre os problemas ambientais pode contribuir para uma melhor compreensão do mundo. Utilizando como referência o atual cenário dos microplásticos (MPs), este trabalho pretende contribuir com o debate acerca da EA, trazendo para a discussão seus principais impactos ambientais, consequências sobre o meio ambiente e as possibilidades que a educação têm de conscientizar e de mudar este contexto. Realizamos um levantamento bibliográfico em que foram coletados dados sobre pesquisas relacionadas aos MPs, baseados nos últimos seis anos, nas bases eletrônicas: Science Direct, Scielo, Periódicos CAPES, Web of Science e Google Acadêmico, além de referenciais como Loureiro, a Constituição da República Federal Brasileira e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A análise dos resultados permitiu verificar a forma com que essa problemática vem sendo tratada pela comunidade de pesquisadores em EA. Identificamos que embora haja diversos trabalhos com discussões que abordam os prejuízos ambientais causados pelos MPs, algumas lacunas precisam ser preenchidas, como o inexpressivo espaço que a EA tem na BNCC, a importância que os professores têm dado a discussões envolvendo a EA em sala de aula, além da necessidade de se discutir políticas públicas ambientais que buscam reduzir à produção de resíduos. Diante dos resultados apresentados, as publicações apontam para a emergente tomada de consciência da sociedade no tocante à produção de resíduos de MPs. Para tanto, um dos caminhos para isto se consolidar é o amparo da BNCC com relação a discussão dessas questões ambientais, a fim de efetivar as propostas do discurso dessa prática em prol do meio ambiente dentro do espaço educacional.

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