Este trabalho em andamento tem por objetivo discutir as diferentes funções empregadas pelo processo referencial dêitico em anúncios publicitários no Instagram. Para isso, temos como objetivos específicos: identificar as diferentes funções discursivas desempenhadas pelos elementos dêiticos; investigar qual o tipo de dêixis está mais presente no gênero anúncio publicitário do Instagram; analisar a inter-relação entre a dêixis de pessoa e as funções discursivas desse processo referencial nos anúncios publicitários do Instagram, a fim de analisar se são estabelecidas relações de sentido com enfoque na construção do gênero discursivo mencionado. Nesse contexto, dada a relevância desse gênero para nossa pesquisa e para os estudos do texto no âmbito da Linguística Textual, acreditamos, que o objeto de estudo pesquisado é situado numa perspectiva sócio-cognitiva e interativa, uma vez que as funções discursivas do processo referencial estudado presentes no anúncio publicitário são resultados disso. Como aporte teórico nos baseamos nos pressupostos desenvolvidos por Antunes (2010), Bentes (2001), Koch (1997, 2004), Cavalcante (2011, 2012), Mondada e Dubois (2003), relativos ao processo de referenciação, Apothéloz e Chanet (2003), Koch (2008), Koch e Elias (2009, 2011), Ciulla e Silva (2008), entre outros, referentes às funções discursivas das expressões nominais referenciais. Este trabalho configura-se como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, a partir do processo de análise. O corpus da pesquisa é constituído de 30 anúncios publicitários retirados do Instagram. A partir da análise, verificou-se a presença de dêiticos de pessoa, dentre as funções discursivas, destacaram-se, no nosso trabalho, ainda em andamento, as seguintes: organização de partes do texto, efeitos estéticos-estilísticos, função de ativação na memória e a função de marcação de heterogeneidade discursiva. Na construção textual do gênero, são as funções discursivas do processo referencial dêitico que ajudam a coordenar a argumentação atuando no convencimento do consumidor sobre o que está sendo anunciado.