O presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores determinantes na formação de carreira de atletas paralímpicas potiguares, por meio de suas histórias de vida, tendo como objetivos específicos identificar o papel da escola na formação de atletas paralímpicas, assim como investigar as dificuldades enfrentadas pelas atletas no meio esportivo e verificar como atletas paralímpicas conseguiram superar tais dificuldades na trajetória da carreira esportiva rumo ao pódio. A pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, e como técnica de investigação, adotaremos as histórias de vida. Os sujeitos que compõem o estudo são três paratletas paralímpicas norte rio-grandenses que subiram ao pódio nas paraolimpíadas de Tóquio 2021, todas as mulheres, com deficiências físicas motoras e de modalidades variadas. Para coleta de dados será utilizado a entrevista semiestruturada com perguntas abertas, que serão realizadas por meio do Google Meet. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. A partir disso, os resultados da pesquisa nos revelam os fatores determinantes primários e os fatores determinantes secundários que favoreceram o processo de construção de carreira das atletas medalhistas paraolímpicas e além isso, foi possível investigar mais a fundo e compreender melhor as suas histórias de vida e percurso perpassando toda as barreiras de preconceito, capacitismo e misoginia.