O LÚDICO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE NOVOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90784 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4546 "inscrito_id" => 12449 "titulo" => "O LÚDICO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE NOVOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "A Educação Infantil marca o início do processo de educação escolar das crianças, um momento marcado pelo convívio com outros indivíduos longe do seio familiar, sendo necessário estratégias diversificadas para proporcionar o desenvolvimento das habilidades inerentes a essa etapa de forma prazerosa. Nesse sentido, a formação inicial precisa contemplar a formação de competências de modo que o docente inicie a sua carreira com o conhecimento necessário para atuar nesse cenário. O presente trabalho busca compreender o processo pelo qual os professores da Educação Infantil, desenvolvem atividades em sala de aula a partir da utilização de recursos lúdicos, como uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma pesquisa exploratória, no qual foi adotado uma abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da análise da aplicação do questionário, com docentes da Educação Infantil recentemente formados e ingressos no mercado de trabalho. Inicialmente, se-buscou descrever a relevância e influência do lúdico no desenvolvimento infantil embasados nos estudos de Friedmann (1998), Kishimoto (1999), Fantacholi, (2011) e Oliveira (2012), após a análise e interpretação dos dados coletados, revelou-se que na Educação Infantil, os professores procuram utilizar estratégias de ensino que tornem o lúdico o caminho para a aprendizagem, sendo utilizados para auxiliar as crianças a reconhecer, compreender e construir conhecimento. Assim, ao buscar novos métodos de ensino, quanto mais espaços e estratégias, amparados na ludicidade, mais felizes, espontâneas, criativas, autônomas e emocionais, as crianças vai revelando a importância do lúdico ao ser abordado desde o processo de formação inicial do professor, formando as competências necessárias para a profissionalização da atuação como professor da Educação Infantil, com a capacidade de responder de forma consciente as peculiaridades dessa etapa da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12449_TB4546_01122022141112.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90784 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4546 "inscrito_id" => 12449 "titulo" => "O LÚDICO COMO UMA FERRAMENTA FACILITADORA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A PERSPECTIVA DE NOVOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL." "resumo" => "A Educação Infantil marca o início do processo de educação escolar das crianças, um momento marcado pelo convívio com outros indivíduos longe do seio familiar, sendo necessário estratégias diversificadas para proporcionar o desenvolvimento das habilidades inerentes a essa etapa de forma prazerosa. Nesse sentido, a formação inicial precisa contemplar a formação de competências de modo que o docente inicie a sua carreira com o conhecimento necessário para atuar nesse cenário. O presente trabalho busca compreender o processo pelo qual os professores da Educação Infantil, desenvolvem atividades em sala de aula a partir da utilização de recursos lúdicos, como uma ferramenta facilitadora para o processo de ensino aprendizagem. Como metodologia de pesquisa, realizou-se uma pesquisa exploratória, no qual foi adotado uma abordagem qualitativa e quantitativa, a partir da análise da aplicação do questionário, com docentes da Educação Infantil recentemente formados e ingressos no mercado de trabalho. Inicialmente, se-buscou descrever a relevância e influência do lúdico no desenvolvimento infantil embasados nos estudos de Friedmann (1998), Kishimoto (1999), Fantacholi, (2011) e Oliveira (2012), após a análise e interpretação dos dados coletados, revelou-se que na Educação Infantil, os professores procuram utilizar estratégias de ensino que tornem o lúdico o caminho para a aprendizagem, sendo utilizados para auxiliar as crianças a reconhecer, compreender e construir conhecimento. Assim, ao buscar novos métodos de ensino, quanto mais espaços e estratégias, amparados na ludicidade, mais felizes, espontâneas, criativas, autônomas e emocionais, as crianças vai revelando a importância do lúdico ao ser abordado desde o processo de formação inicial do professor, formando as competências necessárias para a profissionalização da atuação como professor da Educação Infantil, com a capacidade de responder de forma consciente as peculiaridades dessa etapa da educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12449_TB4546_01122022141112.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MIKAELLY SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAISSA MIKAELLY" "autor_email" => "raissamikaelly013@gmail.c" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }