A mais recente política pública que teve como alvo o Ensino Médio no Brasil foi a Medida Provisória nº 746/2016, posteriormente convertida Lei nº 13.415/2017. Tendo como principal alvo as redes estaduais de ensino, a Reforma do Ensino Médio estabeleceu prazo até 2022 para os sistemas de ensino se adequarem às novas exigências, o que levou à movimentação por parte das Secretarias Estaduais de Educação entre os anos de 2016 e 2021. No intento de compreender como essa realidade tem sido estudada no campo das pesquisas sobre o Ensino Médio e da literatura especializada, o presente trabalho buscou traçar uma perspectiva sobre os primeiros anos após promulgação da Lei nº 13.415/2017 a partir de um levantamento bibliográfico realizado em três plataformas digitais de busca por trabalhos acadêmicos, a saber: Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Portal de Periódicos CAPES; e Google Acadêmico. Conclui-se que os primeiros passos da reforma nos estados constitui um período caracterizado pela elaboração de documentos regulamentadores e criação de projetos-piloto a partir da adesão aos programas do governo federal, e que aqui designamos como a Proto-Reforma do Ensino Médio.