APRENDENDO ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANAS POR MEIO DE ABORDAGENS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88228 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 11430 "titulo" => "APRENDENDO ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANAS POR MEIO DE ABORDAGENS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Considerando as limitações dos métodos puramente tradicionais e expositivos nas aulas de anatomia e fisiologia humanas, foi pensada a necessidade de torna-las mais participativas, lúdicas e de interesse aos estudantes por meio de abordagens ativas de ensino. É apresentada aqui o resultado de uma intervenção realizada em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio com o objetivo de avaliar a contribuição de diferentes métodos ativos de aprendizagem. Participaram das atividades 118 alunos por meio de uma sequência didática composta por sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e estudos de caso relacionados aos sistemas do corpo humano. Os resultados confirmam a percepção crescente de que metodologias ativas oferecem resultados satisfatórios no desempenho dos estudantes. As médias de acertos diferiram em cada uma das turmas antes e após a intervenção. Foi possível fazer com que os alunos desenvolvessem e explorassem características desejadas como autonomia, comunicação, maior interação entre seus pares e consequentemente um maior envolvimento e comprometimento com a disciplina. Práticas de aprendizagem ativas continuam ganhando destaque como substitutas ao modelo tradicional de ensino entretanto, pesquisas comparativas continuam sendo necessárias a fim de testar a efetividade dos métodos ativos em relação aos tradicionais, bem como identificar as lacunas na escolha, execução e avaliação de abordagens de ensino diferenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11430_TB369_30112022233528.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDECIR DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Valdecir Junior" "autor_email" => "valdecir.junior@professor" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88228 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 369 "inscrito_id" => 11430 "titulo" => "APRENDENDO ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANAS POR MEIO DE ABORDAGENS ATIVAS NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Considerando as limitações dos métodos puramente tradicionais e expositivos nas aulas de anatomia e fisiologia humanas, foi pensada a necessidade de torna-las mais participativas, lúdicas e de interesse aos estudantes por meio de abordagens ativas de ensino. É apresentada aqui o resultado de uma intervenção realizada em quatro turmas de terceiro ano do ensino médio com o objetivo de avaliar a contribuição de diferentes métodos ativos de aprendizagem. Participaram das atividades 118 alunos por meio de uma sequência didática composta por sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas e estudos de caso relacionados aos sistemas do corpo humano. Os resultados confirmam a percepção crescente de que metodologias ativas oferecem resultados satisfatórios no desempenho dos estudantes. As médias de acertos diferiram em cada uma das turmas antes e após a intervenção. Foi possível fazer com que os alunos desenvolvessem e explorassem características desejadas como autonomia, comunicação, maior interação entre seus pares e consequentemente um maior envolvimento e comprometimento com a disciplina. Práticas de aprendizagem ativas continuam ganhando destaque como substitutas ao modelo tradicional de ensino entretanto, pesquisas comparativas continuam sendo necessárias a fim de testar a efetividade dos métodos ativos em relação aos tradicionais, bem como identificar as lacunas na escolha, execução e avaliação de abordagens de ensino diferenciadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11430_TB369_30112022233528.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDECIR DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "Valdecir Junior" "autor_email" => "valdecir.junior@professor" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }