O presente artigo aborda a temática da música e as possibilidades de propiciar habilidades de expressão e criatividade da criança, com a intencionalidade de reconhecer que tais práticas musicais contribuem ao processo de desenvolvimento integral e aprendizagem das crianças. É na primeira etapa da educação básica, a educação infantil, que a criança constrói suas estruturas mentais, oportunizando assim desenvolver-se nos aspectos psicossocial, motor e cognitivo. Nesse sentido, delimitamos como objetivo geral em investigar a utilização da música na Educação Infantil no despertar da criatividade e expressão artística da criança no ambiente escolar. Tal tema emerge do período de observação em estágio supervisionado no curso de Pedagogia na Universidade Nilton Lins, ocorrida em instituição pública na cidade de Manaus. Para isto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa visto que foi feita através do levantamento de referências teóricas já analisadas e publicadas por meio escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web, sites. Os principais autores que embasaram essa pesquisa foram: Lorentz (2015), Oliveira (2022) e Bueno (2011). Assim, tal discussão, trará um olhar sobre a música como um recurso com intencionalidade pedagógica junto às crianças da Educação Infantil. Sendo o espaço escolar o nosso lugar de mediação profissional, é bem relevante pesquisar, inovar e ampliar estratégias e fundamentações teóricas que possam contribuir para uma postura de professor que siga e respeite os direitos integrais das crianças.