O objetivo deste estudo é analisar os conceitos referentes ao campo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos cenários indígenas e quilombolas, especificamente no que diz respeito às políticas públicas criadas para o atendimento educacional dessas etnias. Para tanto, essa pesquisa pretende investigar de que forma a educação de jovens e adultos tem preservado o direito à educação e a cultura para esses povos? Há diferentes estratégias de políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos. No tocante aos povos quilombolas e indígenas, existem direcionamentos específicos, que garantem seus direitos de preservação de identidade e cultura. As escolas e professores precisam de suportes específicos para essa modalidade de ensino, sabemos que a educação atualmente passa por um momento de transformação, sobretudo pelos desafios impostos. Diante desse quadro se faz necessária uma atualização e constante preparação docente para atender a essas categorias. Para a realização desse estudo, os objetivos propostos foram alcançados através de pesquisas bibliográficas, em periódicos e fontes eletrônicas, pela investigação de materiais técnicos de diversos sites e autores conceituados no assunto. Assim sendo, essa pesquisa possibilitará chegar próximo ao resultado esperado. Para tanto, o foco desta análise aponta para aspectos presentes na luta por uma educação libertadora, diferenciada, vivenciada pelas comunidades quilombolas e indígenas, buscando entender quais possíveis contribuições que a pedagogia quilombola e indígena podem trazer para a EJA. Essa interface nos permitirá elaborar um ensaio analítico dos desafios encontrados ao se pensar em uma Educação de Jovens e Adultos capaz de desafiar pedagogicamente as estruturas das desigualdades enraizadas na realidade socioeconômica brasileira, bem como, dialogar com a diversidade intrínseca da composição étnico-racial presentes em nosso país.