Esse artigo apresenta um relato sobre as vivências e desafios de uma discente do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, como residente em um colégio de aplicação, perante a experiência do Ensino Remoto Emergencial – ERE de ciências/Biologia, com o intuito de promover reflexões frente ao período de formação inicial vivenciado no contexto pandêmico da COVID-19. Nesse período, diversos aspectos ligados aos processos de ensino e de aprendizagem nos mais variados níveis educacionais foram repensados, em que principalmente a formação de futuros professores também precisou cada vez mais de atenção, considerando o enfrentamento de inúmeros desafios. Contudo, durante o isolamento social, o Programa Residência Pedagógica -PRP, continuou proporcionando a diversos estudantes a iniciação à docência, onde os residentes do programa passaram a realizar suas atividades em um cenário desafiador que se caracterizou o ERE, buscando a cada dia novas adaptações e constantes reinvenções. Situações como essa, que de certa forma os capacita para serem profissionais flexíveis e resilientes, frente a mudanças que podem ocorrer durante suas trajetórias, fortalecendo sua formação. Dessa forma, os discentes do Programa Residência Pedagógica - PRP necessitaram seguir à risca o que já se estabelecia por órgãos colegiados nacionais, que propõem que principalmente o professor-aluno deve possuir o comprometimento e desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, uma vez que, a vivência em um âmbito escolar proporciona um entendimento mais concreto sobre os assuntos que permeiam a ensino, como metodologias a serem aplicadas de acordo com as necessidades ao qual o docente iniciante será submetido. Portanto, nas construções que foram proporcionadas durante a escrita desse trabalho, a residente compreende a importância das suas experiências nesse período na busca de sua identidade docente, como uma profissional resiliente, ativa, que através da (re) significação e (re) construção do aprender, busca o aprendizado constante.