ENSINO PRÁTICO DE PARASITOLOGIA: PROPOSIÇÃO DE ESTRATÉGIA PARA APROFUNDAR E DINAMIZAR A APRENDIZAGEM
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Nesse cenário, para assegurar que os conceitos e práticas dessa área do saber sejam devidamente ensinados e aprendidos, faz-se necessário o desenvolvimento e aplicação de estratégias que permitam que esse conteúdo faça sentido para os estudantes e que estes sejam incentivados a cumprirem as etapas da jornada de aprendizagem, de forma bem qualificada. O objetivo deste trabalho é apresentar parte de uma estratégia de ensino mediada por Roteiros para Estudo Prático em Parasitologia (REPP), os quais são elaborados por grupos de parasitos. O presente estudo analisará a estrutura e as respostas de 10 grupos de alunos ao REPP sobre os platelmintos e seus transmissores. Esse REPP era constituído por 32 itens que abrangiam três dimensões do conhecimento (factual - 50%; conceitual - 37,5%; e procedimental - 12,5%) e quatro cognitivas (lembrar - 46,9%; compreender - 28,1%; analisar - 18,8%; e aplicar - 6,2%), conforme a Taxonomia de Bloom revisada. 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