Este artigo pretende discutir as potencialidades pedagógicas do Blog a partir de uma experiência formativa presencial, de 16 horas, realizada com 31 estudantes da Rede Pública Estadual da Bahia no Instituto Anísio Teixeira. Nessa atividade, os educadores da Rede Anísio Teixeira apresentaram a sua experiência com o Blog da Rede ressaltando essa ferramenta como estratégica para tratar de temas ligados à educação. Os estudantes tiveram contato com o processo de escrita dos textos em uma perspectiva jornalística, com formato discursivo específico para o Blog, a interface estética, às características do texto multimídia, a fotografia aliada a discussão de temas contemporâneos e, ou conteúdos curriculares. Como rendimento dessa formação os estudantes realizaram uma atividade prática de cobertura do evento FIC - Festival de Invenção e Criatividade. Este artigo tem por base as narrativas dos estudantes a respeito da sua experiência e aprendizagens ao participarem de forma prática da criação e escrita do texto multimídia para ser veiculado no blog. A metodologia usada para obtenção dos dados apresentados no artigo foi a aplicação de questionário com estudantes e também a descrição de suas narrativas a respeito da experiência formativa e vivência prática. Assim, o estudo aponta como a utilização do Blog pode ser uma ferramenta importante e potencializadora no processo de ensino e aprendizagem, pois, possibilitou a transposição dos conteúdos aprendidos na formação para as disciplinas curriculares inspirando nos estudantes o gosto pela escrita.