PIBID NAS ESCOLAS: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89790 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3130 "inscrito_id" => 12518 "titulo" => "PIBID NAS ESCOLAS: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM" "resumo" => "O Pibid – Programa Institucional de Bolsas à Docência é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa inserir o graduando em licenciatura nas escolas com o intuito de propiciar experiência, e esta ação têm sido suporte como formação continuada para os licenciados. A formação contínua instrui os profissionais às novas metodologias aplicadas em sua e configura um melhor desenvolvimento, neste sentido perguntou-se aos professores por que aceitou participar do Pibid e se o Programa faz diferença em sua carreira. O trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa no município de Humaitá-AM, onde a pergunta foi enviada pelo aplicativo de mensagem WhatsApp para 10 professores. A pesquisa é amparada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Para a discussão dos dados houve a apoio da Análise Textual Discursiva discutido por Moraes e Galliazzi (2016). Os dados obtidos relataram que muitos professores participaram pela experiência e dinâmica que o Pibid proporciona, além disso a participação dos licenciandos favorece o desenvolvimento dentro da sala de aula e torna o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, outro motivo é impulsiona os professores a fazer parte do Programa é o intuito de contribuir com o curso de licenciatura. Portanto, conclui-se que a participação do professor da rede pública no Pibid favorece a comunidade escolar e o curso de licenciatura Ciências: Biologia e Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12518_TB3130_11082022175835.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISNA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISNA" "autor_email" => "crisnap7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89790 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3130 "inscrito_id" => 12518 "titulo" => "PIBID NAS ESCOLAS: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA REDE PÚBLICA EM HUMAITÁ-AM" "resumo" => "O Pibid – Programa Institucional de Bolsas à Docência é uma iniciativa do Ministério da Educação que visa inserir o graduando em licenciatura nas escolas com o intuito de propiciar experiência, e esta ação têm sido suporte como formação continuada para os licenciados. A formação contínua instrui os profissionais às novas metodologias aplicadas em sua e configura um melhor desenvolvimento, neste sentido perguntou-se aos professores por que aceitou participar do Pibid e se o Programa faz diferença em sua carreira. O trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa no município de Humaitá-AM, onde a pergunta foi enviada pelo aplicativo de mensagem WhatsApp para 10 professores. A pesquisa é amparada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. Para a discussão dos dados houve a apoio da Análise Textual Discursiva discutido por Moraes e Galliazzi (2016). Os dados obtidos relataram que muitos professores participaram pela experiência e dinâmica que o Pibid proporciona, além disso a participação dos licenciandos favorece o desenvolvimento dentro da sala de aula e torna o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, outro motivo é impulsiona os professores a fazer parte do Programa é o intuito de contribuir com o curso de licenciatura. Portanto, conclui-se que a participação do professor da rede pública no Pibid favorece a comunidade escolar e o curso de licenciatura Ciências: Biologia e Química." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12518_TB3130_11082022175835.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISNA PEREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "CRISNA" "autor_email" => "crisnap7@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }