SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90029 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 7751 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva apresentar uma abordagem da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI), desenvolvida pelos professores Jonathan Bergmann e Aeron Sams, devido a ausência de alunos na sala de aula por motivos de eventos ou competições escolares. O método da aula invertida ainda é algo pouco desenvolvido no Brasil, mas tem ganhado proporções nos últimos anos. Entretanto, possui grande destaque no exterior devido sua eficácia. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizadas revisões bibliográficas acerca da SAI, onde utilizamos como base teórica alguns dos poucos trabalhos publicados sobre o tema, como o Caderno Pedagógico “O método da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)” desenvolvido e disponibilizado pelo professor Luis Antônio Schneiders e a pesquisa realizada por Elieser Schmitz. Por fim, com o intuito de compreender sua aplicação no ensino remoto, foi elaborado um material, seguindo os quesitos da Sala de Aula Invertida, e aplicado em turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual, na cidade de Juazeiro do Norte/CE, com o conteúdo proposto pela professora regente de matemática das sala investigadas: “Medidas de Tendência Central”, sendo média, moda e mediana o MMM da matemática. Ao final, detectamos a ausência de alguns estudantes, mas para os que participaram do desenvolvimento das atividades, o método se apresentou com grande resultado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7751_TB3415_21092022203821.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO LIMA" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90029 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3415 "inscrito_id" => 7751 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A presente pesquisa objetiva apresentar uma abordagem da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI), desenvolvida pelos professores Jonathan Bergmann e Aeron Sams, devido a ausência de alunos na sala de aula por motivos de eventos ou competições escolares. O método da aula invertida ainda é algo pouco desenvolvido no Brasil, mas tem ganhado proporções nos últimos anos. Entretanto, possui grande destaque no exterior devido sua eficácia. Para o desenvolvimento deste trabalho, foram realizadas revisões bibliográficas acerca da SAI, onde utilizamos como base teórica alguns dos poucos trabalhos publicados sobre o tema, como o Caderno Pedagógico “O método da Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)” desenvolvido e disponibilizado pelo professor Luis Antônio Schneiders e a pesquisa realizada por Elieser Schmitz. Por fim, com o intuito de compreender sua aplicação no ensino remoto, foi elaborado um material, seguindo os quesitos da Sala de Aula Invertida, e aplicado em turmas do 3º ano do Ensino Médio, de uma escola estadual, na cidade de Juazeiro do Norte/CE, com o conteúdo proposto pela professora regente de matemática das sala investigadas: “Medidas de Tendência Central”, sendo média, moda e mediana o MMM da matemática. Ao final, detectamos a ausência de alguns estudantes, mas para os que participaram do desenvolvimento das atividades, o método se apresentou com grande resultado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID7751_TB3415_21092022203821.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SERGIO GLEDSON DE LIMA MARQUES" "autor_nome_curto" => "SERGIO LIMA" "autor_email" => "s.gledson15@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }