Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES SÓCIOEMOCIONAIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente estudo objetivou compreender como tem sido inserida a discussão sobre habilidades socioemocionais (HSE) na formação inicial de docente da Zona da Mata Norte Pernambucana. Pesquisas realizadas sobre os impactos de programas de aprendizagem socioemocional demonstraram que houve diminuição de problemas disciplinares, aumento na habilidade de manejar o estresse e menores índices de ansiedade e depressão, bem como maior disposição para aprender, maior engajamento escolar e melhora no desempenho acadêmico daqueles que participaram destes programas. Nesse sentido, é fundamental que os professores estejam aptos a promover a aprendizagem das HSE. Mas como ensiná-las? Decerto que, para um aprendizado efetivo destas, apenas uma aula sobre o tema não é o bastante, bem como uma palestra no decorrer de um ano letivo seria igualmente insuficiente. Para garantir a aprendizagem das HSE por parte dos estudantes é necessário colocá-las em prática no cotidiano e na interação social, dentro e fora da escola. O desenvolvimento dessas habilidades precisa ser intencional e planejado. Isso traz implicações diretas para a formação docente, cujo foco é assumido na presente proposta. Para tanto, contou-se com a participação de 30 graduandos de diferentes cursos de licenciatura, com o objetivo de verificar se em sua formação foi/tem sido abordado estudos sobre HSE. Suas respostas foram coletadas por meio de um questionário on-line. Os resultados apontam para o reconhecimento da importância das HSE para o desenvolvimento tantos dos professores como dos alunos em sala de aula. Entretanto, os sujeitos pesquisados não identificaram em sua formação nenhuma disciplina que tivesse especificamente contemplado a dimensão emocional na prática docente. Assim, resssalta-se a importância de haver uma educação emocional que permita o professor reconhecer e lidar com suas emoções e de seus alunos, criando assim um canal para uma interação que promova um ambiente adequado e fértil para a aprendizagem.

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