O referido trabalho tem como finalidade apresentar uma proposta de leitura desenvolvida junto aos(às) alunos(as) de uma escola pública do estado do Rio Grande do Norte, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tal proposta se justifica a partir da constatação de um déficit no que diz respeito ao letramento, principalmente no ciclo de sistematização, visto que, segundo os documentos oficiais que servem de parâmetros à Educação – como a Base Nacional Comum Curricular (2018) –, é proposto que os(as) alunos(as) dominem algumas habilidades e competências inerentes a este ciclo. Assim, o objetivo geral da proposta consistiu em planejar atividades de leitura diferenciadas e sistematizadas, na perspectiva do letramento, com o intuito de envolver toda comunidade escolar, e despertar nos(as) alunos(as) o interesse, o gosto e o prazer pela leitura. Em vista disso, tivemos a iniciativa expandir nossas atividades para além dos muros da escola, culminando com a ação “LEITURA NA PRAÇA: UMA ESTRATÉGIA DESAFIADORA E EXITOSA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO”. Nosso trabalho foi embasado e fundamentado principalmente nas Estratégias de Leitura propostas por Solé (1998), bem como nas teorias sobre o letramento desenvolvidas por Koch e Elias (2021), Kleiman (2016) e Antunes (2003). Como metodologia, nos apropriamos e utilizamos estratégias de leitura que pudessem envolver os(as) estudantes, desenvolvendo como principais atividades as rodas de conversas e de leitura, e oficinas de leitura, para que estes(as) fossem percebendo a importância e a diferença que o ato de ler proporciona na vida pessoal e acadêmica do ser humano e dos(as) discentes.