As atividades lúdicas são importantes instrumentos pedagógicos, pois apresentam apoios ressaltantes ao procedimento ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia e, beneficiam a ampliação social e cognitiva dos alunos. Os insetos e outros artrópodes são vastamente examinados em aulas de Ciências e Biologia, exibindo importância ecológica, em cadeias alimentares, na polinização e por afetar a sociedade de diferentes formas. Trata-se de um estudo descritivo analítico do tipo relato de experiência, realizado durante o projeto de extensão intitulado “Oficinas Educativas para crianças em contexto de vulnerabilidade social”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, do curso de Licenciatura em Biologia. Objetivou-se refletir sobre a prática lúdica de trabalhar insetos com crianças. O uso de filme e de caixa entomológica auxiliaram na aprendizagem destes, fazendo com que refutem mitos e arquitetem uma visão crítica sobre o tema. Averiguou-se que o empenho das crianças ao assistirem o filme e perante a visualização do material contido na caixa entomológica, foi muito interessante, confirmando o desenvolvimento crítico dos mesmos e o frequente contexto da prática nos diálogos entre eles.