Considerando que a educação básica tem como um dos principais fundamentos preparar a criança para a vida adulta e cidadã, além da dimensão conteudista a que se propõe, há uma lacuna na estrutura curricular quanto à formação dos profissionais de educação, principalmente diante das descobertas neurocientíficas sobre a biologia do aprendizado, ainda desconhecida da maioria desses profissionais, mas não menos imprescindível. O presente trabalho teve por objetivo apoiar educadores sugerindo um protocolo, instrumento confiável, de aperfeiçoamento a professores e demais trabalhadores da área de educação, utilizando-se das premissas da Psicologia positiva e da Neurociência aplicadas à educação. O investimento na formação humana é um impulsionador de novas experiências e oportunidades e a psicologia Positiva é a ciência que vem apresentando resultados bastantes promissores na área do bem-estar subjetivo e social, complementando-se com as descobertas da Neurociência sobre a compreensão do comportamento humano. Diante das evidências demonstradas em diversos países, o protocolo pretende habilitar o profissional de educação a estabelecer novas estratégias de ensino, de forma a contribuir com melhorias no aprendizado, maior sucesso escolar, além do fortalecimento da saúde mental de professores e alunos. Este trabalho descreve as fases de planejamento até a execução, podendo ser validado empiricamente para atestar sua qualidade como ferramenta de política pública, pois estabelece ações que visam melhorar do bem-estar psicológico de alunos e professores e fomentar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos, enfrentamento de desafios, cultivo de autoconhecimento e melhora nas relações sociais.