Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA COMO LOCUS DO EMPODERAMENTO FEMININO NA PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88729
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1537
    "inscrito_id" => 8660
    "titulo" => "A ESCOLA COMO LOCUS DO EMPODERAMENTO FEMININO NA PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL"
    "resumo" => "Esta estudo buscou compreender como a escola pode contribuir para que mulheres e meninas aprendam desde o ensino fundamental ao médio (Educação Básica) a desenvolver sua autonomia e exercer seus direitos como mulheres empoderadas e donas de seu destino. Entende-se ser mais uma função da escola trabalhar na prevenção da dependência emocional através do empoderamento feminino. Esta pesquisa é o resultado de um estudo bibliográfico com recorte qualitativo que surgiu da inquietude diante as impressões de algumas alunas do Ensino Superior numa turma de Serviço Social. De acordo com as impressões dessas alunas, essa dependência emocional acontece constantemente durante a relação afetiva. Dessa forma a violência contra a mulher adquire um novo formato, mascarada por um falso “zelo e cuidado” exagerado, tornando a mulher dependente emocionalmente de seu parceiro. O aumento da violência contra a mulher suscita questionamentos no sentido de se pensar a escola como o locús de ações e estratégias na prevenção e combate a estas formas de violência, assim como pensar novas políticas públicas que garantam não apenas os direitos, mas principalmente formas de empoderamento e protagonismo da mulher na construção de sua história e no exercício pleno de sua autonomia. Para o aporte teórico, dialogou-se com os autores Saffioti (2004, 2013, 2015), Berth(2018), Freitas (2021), instrumentos legais e outros autores da temática pesquisada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8660_TB1537_26072022205552.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDALVA JOSÉ DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "LINDALVA FREITAS"
    "autor_email" => "proflfreitas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88729
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 1537
    "inscrito_id" => 8660
    "titulo" => "A ESCOLA COMO LOCUS DO EMPODERAMENTO FEMININO NA PREVENÇÃO DA DEPENDÊNCIA EMOCIONAL"
    "resumo" => "Esta estudo buscou compreender como a escola pode contribuir para que mulheres e meninas aprendam desde o ensino fundamental ao médio (Educação Básica) a desenvolver sua autonomia e exercer seus direitos como mulheres empoderadas e donas de seu destino. Entende-se ser mais uma função da escola trabalhar na prevenção da dependência emocional através do empoderamento feminino. Esta pesquisa é o resultado de um estudo bibliográfico com recorte qualitativo que surgiu da inquietude diante as impressões de algumas alunas do Ensino Superior numa turma de Serviço Social. De acordo com as impressões dessas alunas, essa dependência emocional acontece constantemente durante a relação afetiva. Dessa forma a violência contra a mulher adquire um novo formato, mascarada por um falso “zelo e cuidado” exagerado, tornando a mulher dependente emocionalmente de seu parceiro. O aumento da violência contra a mulher suscita questionamentos no sentido de se pensar a escola como o locús de ações e estratégias na prevenção e combate a estas formas de violência, assim como pensar novas políticas públicas que garantam não apenas os direitos, mas principalmente formas de empoderamento e protagonismo da mulher na construção de sua história e no exercício pleno de sua autonomia. Para o aporte teórico, dialogou-se com os autores Saffioti (2004, 2013, 2015), Berth(2018), Freitas (2021), instrumentos legais e outros autores da temática pesquisada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8660_TB1537_26072022205552.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDALVA JOSÉ DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "LINDALVA FREITAS"
    "autor_email" => "proflfreitas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE LUSOBRASILEIRA (FALUB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta estudo buscou compreender como a escola pode contribuir para que mulheres e meninas aprendam desde o ensino fundamental ao médio (Educação Básica) a desenvolver sua autonomia e exercer seus direitos como mulheres empoderadas e donas de seu destino. Entende-se ser mais uma função da escola trabalhar na prevenção da dependência emocional através do empoderamento feminino. Esta pesquisa é o resultado de um estudo bibliográfico com recorte qualitativo que surgiu da inquietude diante as impressões de algumas alunas do Ensino Superior numa turma de Serviço Social. De acordo com as impressões dessas alunas, essa dependência emocional acontece constantemente durante a relação afetiva. Dessa forma a violência contra a mulher adquire um novo formato, mascarada por um falso “zelo e cuidado” exagerado, tornando a mulher dependente emocionalmente de seu parceiro. O aumento da violência contra a mulher suscita questionamentos no sentido de se pensar a escola como o locús de ações e estratégias na prevenção e combate a estas formas de violência, assim como pensar novas políticas públicas que garantam não apenas os direitos, mas principalmente formas de empoderamento e protagonismo da mulher na construção de sua história e no exercício pleno de sua autonomia. Para o aporte teórico, dialogou-se com os autores Saffioti (2004, 2013, 2015), Berth(2018), Freitas (2021), instrumentos legais e outros autores da temática pesquisada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.